Dormir mais nos fins de semana pode trazer benefícios ao coração, diz estudo
Pesquisadores chineses descobriram que dormir mais horas nos fins de semana pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas. O estudo foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres, e analisou dados de quase 91 mil pessoas. Aqueles que recuperaram o sono perdido nos fins de semana mostraram uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardíacos ao longo de 14 anos de acompanhamento.
A pesquisa utilizou informações do UK Biobank, um grande banco de dados do Reino Unido voltado para a saúde. Entre os participantes, 21,8% relataram dormir menos de sete horas por noite, sendo classificados como “privados de sono”. Esses indivíduos foram acompanhados para avaliar o impacto do sono compensatório de fim de semana em sua saúde cardiovascular.
O estudo dividiu os participantes em quatro grupos, com base na quantidade de sono extra que conseguiram durante os finais de semana. Aqueles que dormiram mais aos sábados e domingos tiveram uma redução significativa no risco de desenvolver doenças cardíacas em comparação com aqueles que não conseguiram compensar o sono perdido.
Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores alertam que o estudo possui limitações e não prova que o sono de recuperação no fim de semana pode reverter completamente os efeitos negativos de uma semana de privação de sono. No entanto, os dados sugerem que priorizar o descanso aos fins de semana pode ser benéfico para a saúde do coração.