Brigada Militar combate desmatamento ilegal no Rio Grande do Sul
Operação Força Verde flagra destruição de mais de 39 mil metros quadrados de Mata Atlântica em quatro municípios
![](https://www.studio.tv.br/wp-content/uploads/2024/08/d43844ec-8e16-437b-a32e-61a9b2d38b05.jpg)
O 3º Batalhão Ambiental (BABM) da Brigada Militar realizou nesta sexta-feira (02/08) a Operação Força Verde, visando combater e fiscalizar desmatamentos e áreas degradadas nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação resultou na identificação de quatro áreas com supressão ilegal de vegetação nativa.
Em Viadutos, os policiais flagraram a destruição de 15.400 metros quadrados de Mata Atlântica em três propriedades distintas. Espécies como angico, canela, cedro e guajuvira foram afetadas. Além disso, 8,17 metros estéreos de madeira beneficiada e 0,378 metros cúbicos de caibros de canela foram apreendidos.
No interior de Lajeado do Bugre, constatou-se a supressão de 17.543 metros quadrados de vegetação nativa, incluindo coqueiro-jerivá, camboatá e louro. Em São Pedro das Missões, foram identificados 4.500 metros quadrados de área desmatada e o corte de 30 árvores nativas.
Já em Nova Boa Vista, os agentes verificaram a destruição de 2.010 metros quadrados de Mata Atlântica. Em nenhum dos casos havia licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes para as intervenções.
Os responsáveis pelas áreas foram identificados e autuados por crimes contra a flora. A Brigada Militar ressalta a importância da preservação ambiental e alerta para as consequências legais do desmatamento ilegal.