Soberanas do Folclore Alemão representam a continuidade da cultura em Nova Petrópolis

Há 35 anos Nova Petrópolis elege a corte do Folclore Alemão. Uma tradição que perpetua a cultura e o folclore no Município. Rainha e princesas possuem um extenso currículo cultural, comprovando reconhecida experiência e conhecimento. Em abril de 2024, a rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab foram eleitas durante o 35º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão. Desde então, atuam como representantes de Nova Petrópolis em prol da cultura e como anfitriãs do 51º Festival Internacional de Folclore.

As soberanas do Folclore Alemão têm papel muito importante na divulgação do Festival Internacional de Folclore, mas, acima de tudo, são representantes da cultura e do folclore de Nova Petrópolis. Assim definiu a diretora do Setor de Eventos Culturais do Departamento Municipal de Cultura e coordenadora do 51° Festival Internacional de Folclore, Iasmin Schmitt.

“Elas têm cultura, conhecimento, desempenham um papel essencial na manutenção do folclore para o Município e, mesmo após deixar o cargo, seguem cumprindo esse papel em seus grupos folclóricos, em suas comunidades. O papel de soberana do Folclore Alemão é muito importante, pois é ele que auxilia nesta manutenção e nessa continuidade da representatividade do Folclore Alemão em Nova Petrópolis”, completou Iasmin.

Segundo a rainha Ana Luiza Kuhn, “ser soberana do Folclore Alemão, representar nossa cultura, nosso Festival Internacional de Folclore e o Município de Nova Petrópolis é sinônimo de honra e orgulho! Sempre vi nas soberanas uma ponte entre gerações, nutrindo o respeito pelas raízes que moldaram a identidade do nosso povo ao longo da história. Ser soberana do Folclore Alemão é uma forma de agradecer a Nova Petrópolis e a nossa cultura por todos os aprendizados e por contribuírem na formação da minha identidade”.

Leia também:  Confira os números sorteados na Mega-Sena deste sábado

Manter e perpetuar tão lindas tradições está entre os propósitos da rainha Ana Luiza, que recorda ter alguns espelhos durante a infância. “Lembro das prendas do CTG, das soberanas do Folclore Alemão e, quem sabe, este seja um dos grandes motivos para que eu tenha crescido vivendo a cultura e hoje esteja realizando esse sonho”, disse.

“Ser reconhecida pela comunidade como uma representante da cultura, valorizando cada expressão artística como um elo vivo com nosso passado representará um reinado de sucesso. Quero poder mostrar e exaltar tudo que Nova Petrópolis tem de bonito, o tanto de história, o orgulho e o amor que carregamos no peito”, concluiu a rainha do Folclore Alemão, Ana Luiza Kuhn.

A 1ª princesa do Folclore Alemão, Marluce Maldaner, diz que ser soberana do Folclore Alemão sempre foi um grande sonho, pois este papel representa a conexão com a história e os valores de uma comunidade, transmitindo sabedoria, liderança e a preservação das tradições ao longo das gerações, segundo ela.

“Estou verdadeiramente honrada por esta oportunidade e comprometida em servir com integridade e dedicação este evento tão grandioso, o 51º Festival Internacional de Folclore. Essa experiência me permite continuar a ser uma guardiã dedicada de nossa cultura, celebrando nossa rica herança, divulgando e representando com muito orgulho, valorizando e dando continuidade aos costumes e à cultura, seja através da dança, do canto, do teatro, do idioma e do bolão”, expressou a 1ª princesa Marluce.

A soberana também lembrou que a diversidade cultural de Nova Petrópolis estará ainda mais evidente durante o Festival Internacional de Folclore, um evento que é referência. “O Festival Internacional de Folclore tem um papel muito importante em mostrar aos que vêm para Nova Petrópolis que o povo aqui sabe de onde veio, sabe que tem uma herança cultural e sabe que tem que transmitir esse legado para as gerações futuras. Manter para jamais esquecer”, enalteceu.

Leia também:  Governo anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão na Segurança Pública e no Sistema Penal

No papel de soberana, a 2ª princesa do Folclore Alemão, Camila Caroline Schwaab, busca “perpetuar cada detalhe do nosso folclore, cada canto encantador que o nosso Município possui e levar a nossa essência aos mais diversos locais. Irradiar o brilho do nosso Festival para as demais gerações e mostrar o quão grandioso e gratificante o folclore se torna em nossa vida, através das oportunidades e conhecimentos ricos que colecionamos nesta caminhada. Não somente a imagem da princesa com coroa, quero que as crianças se sintam abraçadas pela nossa cultura, pelo nosso amor pelo folclore e pelo nosso Município”, disse Camila.

A rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab, soberanas do Folclore Alemão 2024/2025,representam a continuidade da cultura em Nova Petrópolis e são anfitriãs do Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 19 de julho a 4 de agosto. Durante 17 dias, a corte estará de braços abertos para receber visitantes, artistas e folcloristas em Nova Petrópolis.

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil. Patrocinadores: Dakota – ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Niruma Móveis, Cervejaria Traum, Cervejaria Edelbrau e Nova Imóveis. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, You-C English School, Eletrosom e Digi Sonorizações. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo