INMET emite quatro alertas e coloca RS em alerta máximo

Quatro alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocam o Rio Grande do Sul em estado de alerta máximo nesta segunda-feira (17/06). As previsões indicam chuvas intensas, tempestades com granizo e ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, em diversas regiões do estado.

A maioria dos municípios gaúchos está sob risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia e descargas elétricas. Áreas do Noroeste, Nordeste, Centro, Serra, Sudeste, Região Metropolitana e Sudoeste do RS, além de partes de Santa Catarina e Paraná, também podem ser afetadas.

O primeiro alerta, de nível amarelo, já está em vigor desde às 21h de domingo (16/06) e segue até às 10h desta segunda-feira. Ele abrange 292 municípios e prevê chuvas de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm no dia, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Um segundo alerta, também de nível amarelo, foi emitido na manhã de hoje e estará em vigor entre 10h e 23h59min de segunda-feira. As áreas mais afetadas serão as regiões Central, Metropolitana, Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste do RS, com chuvas de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm no dia, e ventos de até 60 km/h.

Os alertas mais graves, de nível laranja, indicam perigo de tempestades com granizo. O primeiro, válido até às 10h de segunda-feira, abrange 178 municípios, principalmente nas regiões Noroeste, Nordeste e Sudeste próximos à divisa com Santa Catarina. Neste caso, as chuvas podem chegar a 60 mm/h, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

O segundo alerta de nível laranja, válido entre 10h e 23h59min de segunda-feira, amplia a área de risco para 306 municípios do RS, incluindo as regiões da Serra, Noroeste, Metropolitana, Nordeste, Centro e Sudoeste, além de áreas de Santa Catarina. As chuvas podem ser ainda mais fortes, com volumes entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 100 mm/dia, e ventos de 60 a 100 km/h, com granizo.

Leia também:  Retorno das chuvas traz alerta para o Rio Grande do Sul

Informações POA24h.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo