Chuva avançará de Norte para Sul com pancadas localmente fortes

A chuva voltará a atingir a maioria das regiões gaúchas entre o final desta terça e o início da quarta à medida que o ar quente ao Norte avançará e deslocará a instabilidade do Norte para o Sul do Rio Grande do Sul, as informações são da Metsul.

A imagem do satélite GOES-16 do começo da tarde desta terça-feira, das 13h, mostrava nuvens que traziam chuva em diferentes pontos da Metade Norte gaúcha enquanto no Centro, Oeste e o Sul o sol aparecia com nuvens em diferentes pontos, incluindo Porto Alegre.

Esse período de melhoria e com aberturas era antecipado pelos modelos analisados, o que fez com que informássemos no domingo que a semana teria grande alternância de períodos de chuva e sem chuva com melhorias temporárias em que ocorreriam aberturas.

A chuva em 24 horas até o meio-dia desta terça somou 102 mm em Cruz Alta, 90 mm em Santa Rosa, 81 mm em Santo Augusto, 87 mm em Erechim, 75 mm em Redentora, 67 mm em Passo Fundo, 66 mm em Frederico Westphalen e 59 mm em Palmeira das Missões, de acordo com dados de estações oficiais.

A instabilidade aumenta bastante no Rio Grande do Sul na segunda metade desta terça e nas primeiras horas da quarta com a chuva que neste momento atua no Norte gaúcho se deslocando para o Sul.

Por isso, o tempo se instabiliza com chuva na faixa central do estado entre a noite de hoje e a madrugada da quarta-feira, inclusive em Porto Alegre e na região metropolitana. Na sequência, a chuva se desloca para o Sul gaúcho.

Nesta quarta, a chuva atinge com maior intensidade a Metade Sul no começo do dia com melhora temporária posterior. A atmosfera, entretanto, seguirá instável na maioria das áreas do estado ao longo da quarta com chuva irregular e a qualquer hora. Da tarde para a noite, a chuva se concentra mais na Metade Norte.

Leia também:  Modelo de pequena cidade de SC entra na lista Forbes Under 30

Apesar da instabilidade, a quarta-feira terá momentos de melhoria e em alguns locais com aberturas no decorrer do dia com relativo abafamento para esta época do ano, que é a mais fria na climatologia anual.

No avanço da instabilidade de Norte para Sul entre a noite de hoje e o começo da quarta há risco de pancadas localmente fortes acompanhadas de raios e trovoadas. Não se pode afastar a ocorrência de temporais isolados com rajadas de vento e granizo localizado.

Na quinta, pontos principalmente da Metade Norte ainda podem ter chuva, mas não o dia inteiro. Não chove em todo o estado na quinta e no decorrer do dia ocorrem aberturas de sol com nuvens em diversas localidades com temperatura alta para os padrões da segunda quinzena de junho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo