Na última segunda-feira (03/06), a Brigada Militar, por meio de policiais militares da Companhia Ambiental de Santa Rosa, intensificou as ações de combate aos crimes ambientais na região. Cinco Boletins de Ocorrência por Crime Contra a Flora foram confeccionados, sendo três no município de Tiradentes do Sul e os demais em Alegria e Santo Ângelo.
Ao longo da operação, os policiais constataram a supressão de 27.676 metros quadrados de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, sendo 5.000 metros quadrados em Área de Preservação Permanente (APP) e 22.676 metros quadrados fora da APP.
A exploração desenfreada da fauna e flora tem causado severos danos ao meio ambiente, com consequências graves para o equilíbrio ecológico do planeta. A preservação ambiental é fundamental para a vida em todas as suas formas, e é necessário buscar um equilíbrio entre as atividades humanas e a proteção dos recursos naturais.
O Comando Ambiental da Brigada Militar atua em duas frentes: na preservação do meio ambiente e na repreensão dos crimes ambientais. A corporação conta com um efetivo especializado e capacitado para realizar ações preventivas e ostensivas, garantindo a proteção do meio ambiente para as futuras gerações.