A MetSul Meteorologia reforça o alerta para o risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados no Rio Grande do Sul. A instabilidade aumenta rapidamente no estado entre o final desta terça-feira e o começo da quarta.
O avanço de ar mais quente sobre o Sul do Brasil a partir do Paraguai e do Nordeste da Argentina forma novas áreas de instabilidade nesta noite sobre o território gaúcho com chuva e raios em diversas localidades.
No decorrer das próximas horas, até a madrugada desta quarta, a instabilidade atingirá grande parte do Rio Grande do Sul à medida que as nuvens carregadas avançam de Oeste para Leste e o Sul do estado.
Há risco de chuva localmente forte com pancadas isoladamente torrenciais com raios e trovoadas. Não se pode afastar a possibilidade de temporais de granizo e com rajadas de vento forte, mas de forma isolada. Pontuamos que não vai chover forte em todas as cidades gaúchas e que não haverá temporais na maioria dos municípios.
Modelos numéricos indicam a possibilidade de chover muito forte numa faixa entre Caçapava do Sul e a Lagoa dos Patos e seu entorno com altos volumes. Já outros dados apontam a chuva mais forte mais ao Sul na Campanha.
Sob qualquer dos dois cenários, os maiores acumulados se dariam no Sul e do estado, em parte do Centro gaúcho e do Leste do estado.
A atmosfera seguirá instável nesta quarta na maioria das áreas do estado com chuva irregular e a qualquer hora depois de um começo de dia com chuva em muitos locais da geografia gaúcha. Isoladamente, há chance de pancadas fortes. Podem ocorrer períodos de melhoria temporária com ocasionais aberturas.
Na quinta, um dia de sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no estado. Chance de chuva em alguns períodos em pontos da Metade Norte, mas na maioria das cidades gaúchas não chove amanhã. Na sexta, muitas nuvens e períodos de chuva na maioria das localidades do estado. No sábado, o sol aparece com calor em parte do Rio Grande do Sul.