Patrona e Amigo do Livro da Feira do Livro 2024 de Caxias do Sul são escolhidos

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), através da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura, em um processo democrático, reuniu-se nesta segunda-feira (27/05), para a análise e escolha do Patrono e Amigo do Livro da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O colegiado composto pela Academia Caxiense de Letras, Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), Conselho Municipal de Políticas Culturais, Programa Permanente de Estímulo à Leitura, diretoria da Casa Cultura e a Secretária Municipal da Cultura, elegeu a Patrona Helô Bacichette e Roger Castro como Amigo do Livro para representarem o evento, auxiliando na visibilidade da Feira e na interlocução com a comunidade.

Ao receber a ligação da secretária Magali, emocionada, Heloisa agradeceu à SMC. “Eu aceito com louvores. Muito obrigada, que honra. Pra mim, é a coroação de um sonho, mas que eu devo muito à Secretaria de Cultura e a essa cidade, aos livreiros, e que fazem a história de Caxias e da Feira acontecerem todos os anos”.

Sobre as escolhas, a secretária da Cultura, Magali Quadros, destaca que “a Feira terá a honra de contar com o trabalho e a dedicação da Helô e do Roger, já costumeiros no evento, mas desta vez de forma ainda mais especial, para fazer essa feira cada vez melhor”.

Patrona: Helô Bacichette

Caxiense, é professora, com formação em Letras e Especialização em Educação do Movimento pela UCS. Pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela UCAM/RJ. Escreve, conta histórias, coordena cursos e realiza oficinas para professores e adolescentes. Foi coordenadora da Confraria Reinações Caxias, de 2009 a 2013. Fez parte da diretoria da AGES – Associação Gaúcha de Escritores (2012 a 2015). Foi coordenadora do PPEL – Programa Permanente de Estímulo à Leitura de Caxias do Sul, de 2017 a 2021. Integrou a Comissão Organizadora da Mostra Literária da Rede Recria – Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul, de 2008 a 2019. Idealizadora do Projeto “Elos do Conto – Elos da Palavra”, voltado a adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, realizou palestra (live) e exposição de suas obras na Frankfurter Buchmesse (Brazilian Literature and Authors). Recebeu o troféu “Sou de atitude”, da Associação Criança Feliz, segmento “Formação de políticas públicas para a Infância e a Juventude”, e em 2017 recebeu o troféu “Palavra Viva”, homenagem do Sintrajufe/RS pelo conjunto da obra e pelo trabalho em prol do livro e da leitura.

Leia também:  Identificado jovem de 24 anos que perdeu a vida em trágico afogamento em cachoeira de Caxias do Sul

Amigo do Livro: Roger Castro

É contador de histórias no Grupo Vivandeiros da Alegria, Doutor e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul/RS, pesquisador com ênfase no estudo da contação de histórias, dinâmicas literárias e ludicidade. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade de Cruz Alta/RS e Licenciatura em Pedagogia pela UNINTER (Caxias do Sul/RS). Criador e diretor do Grupo Vivandeiros da Alegria, animador cultural e palestrante em diversos municípios do país. Já atuou em mais de 50 espetáculos teatrais e montagens literárias com a criação de personagens para dinamizar as ações lúdicas e literárias, como a Dona Literata, Tertulino Brandão, Dr. Paracetamol Verissimo, Zé do Cordel e pirata Sete Histórias.

Prestes a completar quarenta anos, a Feira do Livro de Caxias do Sul, instituída oficialmente pela Lei Nº 2.828 de 11 de outubro de 1983, teve a sua primeira edição em 1984. O evento é um dos maiores do estado, reunindo autores, editoras e livrarias, e oferecendo ao público uma ampla programação de atividades, como palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, oficinas e apresentações culturais. A edição deste ano ocorrerá de 27 de setembro a 13 de outubro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo