CSG emite nota sobre causa do desmoronamento da ERS-240 em Capela de Santana

O desmoronamento no km 20,5 da ERS-240, em Capela de Santana, foi ocasionado pelo colapso do dispositivo formado por três linhas de tubos de concreto com diâmetro de 1 metro, que não suportaram a pressão da água acumulada.

Na última sexta-feira (17/05) a concessionária instalou bombas hidráulicas para diminuir a coluna de água represada na borda da pista. Foram alocadas duas linhas de tubos de 6 polegadas, através de um corte na camada superficial do pavimento, com a profundidade de 50 cm.

O trecho onde foi realizada a intervenção é composto por um aterro com altura superior a 12 metros. Portanto, o corte superficial de 50cm para a instalação dos tubos não teve qualquer relação com a ruptura do pavimento e, consequentemente, com a passagem do volume de água.
É importante ressaltar que, além das fortes chuvas das últimas semanas, também há informação da ruptura de 3 açudes e uma represa de pequeno porte a montante, que podem ter desaguado no local de ruptura. Estas informações ainda estão sendo apuradas pela empresa.

A concessionária informa que está trabalhando na limpeza do local e que fará a instalação de uma galeria de dois metros de altura por dois metros de largura (2×2). Após a conclusão deste serviço, serão realizadas obras de reconstrução da via.

A CSG reitera que todos os serviços são acompanhados por engenheiros da companhia e que comunicou a prefeitura de Capela de Santana e a Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (20).

Ainda não há previsão quanto ao prazo de liberação para o tráfego no trecho.

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