Estudantes representam o Estado na maior feira pré-universitária de ciências do mundo

Três estudantes gaúchos irão representar o Brasil e o Rio Grande do Sul na International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), que ocorre entre 11 e 17 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A Regeneron ISEF é considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

Kauan Brasil Maia de Oliveira, Giovana Bloedow Eggers e Luiza Da Luz Apollo, da cidade de Novo Hamburgo, foram premiados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. A conquista credenciou os estudantes a participarem do evento nos Estados Unidos. Além deles, há mais 12 estudantes oriundos de diferentes Estados da federação que irão a Los Angeles.

Projetos do Rio Grande do Sul credenciados pela Mostratec

  • Cadeira de Rodas Ergonômica para Cães Paraplégicos com Mecanismo para Repouso

Estudante: Kauan Brasil Maia de Oliveira (19 anos)
Orientador: Lucas da Silva Gomes
Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

As cadeiras de rodas para cães permitem maior qualidade de vida para animais deficientes locomotores. Entretanto veterinários e donos de animais relatam um problema: o cão não fica por muito tempo na cadeira, pois o peso sobrecarrega as patas dianteiras, cansando-os rapidamente. O objetivo do trabalho foi projetar e construir um protótipo de uma cadeira de rodas que possuísse um mecanismo automático de repouso.

O funcionamento do mecanismo de repouso ocorre da seguinte forma: quando o cão tenta um movimento para trás, um sistema de catraca trava as rodas da cadeira, acionando o mecanismo de repouso e fazendo com que a estrutura da cadeira abaixe, permitindo que o animal fique em posição de repouso; quando o cão faz um movimento para frente, uma mola de torção na articulação superior atua levantando a cadeira.

Leia também:  Brigada Militar resgata gato-maracajá ferido em Caxias do Sul

Os elementos da catraca e as rodas foram fabricados por meio de impressão 3D, a estrutura feita em alumínio é leve e resistente e os apoios e amarras são feitos em tecido neoprene para garantir maior conforto ao animal.

  • Análise do caráter de fixação de CO2 atmosférico em colunas de água no litoral norte gaúcho

Estudantes: Giovana Bloedow Eggers (19) e Luiza Da Luz Apollo (19)
Orientadora: Ana Sofia Belloli Cardoso
Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

O planeta Terra é constituído por cerca de 70% de água, ambiente capaz de promover a conversão do dióxido de carbono (CO2) emitido para a atmosfera (que ocorre de forma crescente por conta das atividades humanas) em biomassa, através da fotossíntese realizada por seres como as microalgas. Por isso, é importante pesquisar o potencial de fixação de CO2 em diferentes águas do litoral norte gaúcho, por meio das formas do carbono inorgânico dissolvido nas colunas de águas amostradas.

Para isso, foram feitas duas coletas em momentos distintos, em três tipos diferentes de água: água doce (lagoa Fortaleza), salobra (estuário de Imbé) e salgada (praia de Imbé). Nas coletas foram avaliadas diversas condições climáticas e físicas de cada região e, em laboratório, foram aplicados três métodos diferentes para determinar a alcalinidade das amostras. 

Após análise de dados obtidos, foi possível concluir que, na primeira coleta, realizada no início do inverno de 2023, a Lagoa Fortaleza era o ponto com maior potencial de fixação de CO2 atmosférico em biomassa por meio da fotossíntese. Na segunda coleta, realizada no final do inverno de 2023, foi impossível definir esse dado por conta de parâmetros que ainda estão em análise.

Leia também:  CCR ViaSul registra mais de 4 milhões de motoristas em suas rodovias durante festas de final de ano

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo