A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, tomou posse, nesta quinta-feira (7/3), como presidente do Conselho Regional do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul. Marjorie foi indicada, ainda, para representar o conselho regional em âmbito global, com atuação em decisões estratégicas e representação da organização nos fóruns internacionais.
“Essa união dos países da América do Sul é fundamental, porque temos políticas em âmbito mundial e diferenças continentais. Penso que podemos contribuir e usufruir com a experiência de todos que fazem parte deste grupo”, ressaltou a secretária, que ocupará a cadeira no triênio 2024-2027.
O comitê atua diretamente com os governos locais. O objetivo é assegurar que as políticas públicas reflitam as necessidades e as realidades de cada região. Além disso, atua na promoção e implementação de iniciativas sustentáveis concretas e de projetos de desenvolvimento urbano de baixo carbono, resilientes e centrados nas pessoas, com uma resposta coordenada frente à mudança climática e à perda de biodiversidade.
A posse aconteceu na Semana Internacional da Mulher. Marjorie será a única representante feminina a fazer parte do Comitê Executivo Regional América do Sul.
“As mulheres são as primeiras a serem atingidas pela crise do clima e, por isso, precisam se tornar símbolos para praticar a justiça climática. A agenda do clima e da biodiversidade são emergenciais e urgentes. Organizações como o Iclei têm a responsabilidade de estarem na vanguarda, na articulação com os governos nacionais, subnacionais e organizações internacionais”, pontuou o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
Também participaram da solenidade virtual de posse os demais representantes do Brasil eleitos, além de autoridades do Equador, Argentina e Peru.
- Assento de Governo Regional: Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul – Brasil.
- Assento Brasileiro: Axel Grael, prefeito de Niterói – Brasil.
- Conselheiro Especial para a COP 30: Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém – Brasil.
- Assento Cone Sul: Pablo Javkin, prefeito de Rosário – Argentina.
- Assento Andino: Cristian Zamora, prefeito de Cuenca – Equador.
- Assento Pan-Amazônico: German Chong, prefeito de Maynas – Perú.
A primeira reunião de trabalho do grupo será realizada presencialmente na cidade de Belém, no mês de abril.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul