South Summit Brazil deve reunir 24 mil pessoas entre 20 e 22 de março

Correalizador do South Summit Brazil, o governo faz os últimos ajustes para receber a terceira edição do maior evento de inovação da América Latina, que deve receber 24 mil pessoas – 2 mil a mais que no ano passado – no Cais Mauá, em Porto Alegre, entre 20 e 22 de março. Em 2024, o Estado marcará presença em dois espaços: o RS Innovation Stage e o Marketplace. O primeiro é o palco oficial do governo gaúcho no evento, sendo dedicado a painéis e debates sobre inovação e avanços tecnológicos e suas relações com outras áreas. A curadoria dos temas abordados fica por conta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O Marketplace, onde expositores apresentam seus serviços e produtos, é a área dedicada ao networking, momento em que conexões importantes acontecem e podem gerar novos e promissores negócios para o Rio Grande do Sul. Neste espaço, estarão o estande global do governo – coordenado pela Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado – e estandes dedicados às políticas estaduais de inovação. Haverá, por exemplo, um espaço para o programa Inova RS, mostrando as potencialidades dos oito ecossistemas regionais de inovação gaúchos e de setores estratégicos para o desenvolvimento do Estado.

A montagem da estrutura no Cais Mauá começou em fevereiro e segue em ritmo intenso. Neste ano, uma novidade é que o RS Innovation Stage ficará dentro de um dos armazéns, o que significa expansão do espaço e mais conforto ao público.

De forma geral, a área do evento foi ampliada de 25 mil metros quadrados, em 2023, para 38 mil metros quadrados nesta edição. Serão ocupados quatro armazéns (um a mais que no ano passado) e haverá mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições.

Ponto de encontro entre startups, empresas e investidores, o South Summit nasceu na Espanha e aterrissou no Brasil por meio de uma parceria firmada pelo Estado, quando, em 2021, o governo participou da edição espanhola e celebrou o acordo para promover o evento. “Quando fomos à Espanha para participar do South Summit Madrid e fechar o acordo a fim de trazê-lo para terras gaúchas, tínhamos como propósito colocar o Rio Grande do Sul e o Brasil no mapa mundial da inovação. Tivemos êxito neste objetivo e agora ampliamos nossa meta de nos consolidarmos, ano após ano, como um Estado cada vez mais inovador, competitivo e atrativo”, afirmou o vice-governador Gabriel Souza, responsável pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), que envolve o South Summit Brazil.

Na programação, está prevista a participação de 600 palestrantes, sendo 125 internacionais. O evento também conta com mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos e 7 mil empresas. Mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram para a Competição de Startups de 2024, considerada um dos pontos altos da programação. Dessas, 50 (27 brasileiras e 23 do exterior, de 15 países) foram selecionadas para a final.

Leia também:  Empresa que fornece dados a Google admite erro sobre cotação do dólar

Ações sociais

O governo promoverá 12 ações sociais, realizadas por meio de ação conjunta de seis pastas, sob a coordenação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). O objetivo é ampliar o alcance do evento e promover o acesso de grupos diversos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade, mostrando que tecnologia, inovação e empreendedorismo são para todos.

Haverá, por exemplo, competições entre jovens de Centros da Juventude (CJ), rodas de conversa sobre empreendedorismo para mulheres da periferia, criação de horta comunitária, recuperação de equipamentos tecnológicos para doação a comunidades vulneráveis e distribuição de bioabsorventes. O Ônibus Lilás, veículo que presta serviços de forma itinerante, prestará atendimentos a vítimas de violência.  

Outra iniciativa já consagrada é o HackaTchê, uma ação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) que propõe um desafio a estudantes da rede estadual de ensino. Neste ano, a maratona passou por reformulações, com o surgimento de uma nova categoria, denominada Robotics, e bateu recordes de inscrições. Na comparação com 2023, o HackaTchê Business, que no ano passado era a única categoria da competição, viu seu número de inscritos pular de 124 para 264.

RS Innovation Stage

O RS Innovation Stage receberá mais de 40 painéis e 150 speakers nos três dias de South Summit Brazil. A programação inclui não apenas discussões sobre temas essenciais em inovação e tecnologia, como startups, ecossistemas e soluções digitais, mas também intersecções com as áreas de saúde, segurança, clima, arte, acessibilidade, agricultura e computação quântica.

O palco do governo do Estado no evento recebeu mais de 200 propostas de temáticas, 150% a mais do que em 2023. A seleção foi feita pelo Conselho Curador, liderado pela Sict.

“O público terá uma programação qualificada e diversa. Teremos apresentações e debates de alto nível sobre temas relevantes e necessários para a área de inovação e para toda a sociedade”, afirmou a titular da Sict, Simone Stülp.

Programação

No primeiro dia de evento (20/3), um dos destaques é o painel “Fapergs – 60 anos de inovação no RS”, que terá a participação de titular da Sict e do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin.

Leia também:  Show Especial com Elvis emociona público no Natal da Longevidade em Veranópolis

A Rede RS Startup apresentará o painel “Porto Alegre: uma cidade para startups”, e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) discutirá o tema “Roadmap Climático: uma ferramenta para as ações climáticas nos municípios do RS”, com a presença da titular da pasta, Marjorie Kauffmann. A Secretaria de Obras Públicas (SOP) debaterá “Inovações nas obras públicas – projetos audaciosos”, com a participação da secretária Izabel Matte.

No segundo dia (21/3), haverá o anúncio do edital Tecnova RS 3, com representantes de Badesul, Fapergs, Sebrae RS e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O secretário-executivo do programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, mediará uma discussão sobre o RS Seguro COMunidade. O painel “RS Digital: uma agenda de mobilização e aceleração digital em serviços ao cidadão – EDP” contará com a participação da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, mediará um painel sobre gestão de projetos de obras públicas baseada em dashboards.

No terceiro e último dia (22/3), o destaque será o lançamento do projeto Avança Mulher Empreendedora, com a presença do governador Eduardo Leite. Haverá também dois painéis tratando de semicondutores – um sobre ensino e pesquisa no Rio Grande do Sul e outro sobre o panorama empresarial gaúcho. O painel “O impacto da liberação das apostas de quota fixa no ambiente de inovação no RS” terá a participação do secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub. Nesse dia, a programação terminará mais cedo, por volta de 13h, devido ao evento de encerramento do South Summit Brazil.

Painéis do RS Innovation Stage 2024

Quarta-feira (20/3)

  • 9h30: Potencializar quem transforma
  • 10h03: Embrapii – um mundo de oportunidades para as startups no Brasil
  • 10h36: Porto Alegre: uma cidade para startups
  • 11h09: Fapergs – 60 anos de inovação no RS
  • 11h42: Cidades resilientes: conectando desafios locais internacionalmente para soluções escaláveis
  • 12h15: Ecossistema de Inovação Área B: fronteira que une, desafios que impulsionam
  • 12h45: Intervalo do almoço
  • 14h: Inovação e acessibilidade: o case do 1º Techstars SW Acessibilidade do Brasil, no RS
  • 14h22: Automação hospitalar – transferência de pessoas com deficiências sensório-motoras
  • 14h44: Painel da Secretaria da Saúde do RS
  • 15h06: Introdução à computação quântica: o que esperar dessa tecnologia no futuro?
  • 15h28: Investimento em startups early stage: as experiências do RS
  • 15h50: Avanços na incorporação de soluções inovadoras na gestão pública da Região Metropolitana
  • 16h12: GovTech LAB: inovação para governos do futuro
  • 16h34: Agtech Valley Piracicaba: estratégias para fomentar negócios entre as foodtechs gaúchas e o sudeste brasileiro
  • 16h56: Como o governo utiliza a inovação aberta para adquirir soluções de IA
  • 17h18: Roadmap Climático: uma ferramenta para as ações climáticas nos municípios do RS
  • 17h40: Inovações nas obras públicas – projetos audaciosos
Leia também:  3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar reforça capacitação com novo kit de APH

Quinta-feira (21/3)

  • 9h: RS Seguro COMunidade
  • 9h30: Soluções inovadoras e sustentáveis no setor público – BRDE Labs
  • 10h03: Think Tank – mecanismos regulatórios de fomento à inovação – regulamentação da lei de inovação
  • 10h36: Trilhando o caminho da inovação: educação 4.0 e capacitação profissional para a nova geração
  • 11h09: RS Digital: uma agenda de mobilização e aceleração digital em serviços ao cidadão – EDP
  • 11h42: Inovação aberta no governo por meio do marco legal das startups – STI
  • 12h05: Fomento a inovação e empreendedorismo universitário: da ideia ao mercado
  • 12h25: Intervalo do almoço
  • 14h: Automação e eficiência dos acordos diretos no âmbito da Câmara de Conciliação de Precatórios (CCP) da PGE
  • 14h22: Os desafios do Ministério Público Digital
  • 14h44: Linguagem simples como forma de acessibilidade
  • 15h06: Anúncio do edital Tecnova RS 3
  • 15h28: Workshop do edital Tecnova RS 3
  • 15h50: O papel das artes no eixo de prevenção do RS Seguro
  • 16h12: Aliança pelos negócios e investimentos de impacto social e ambiental
  • 16h34: Conectando tradição e contemporaneidade: o papel da pedagogia da alternância e da escola agrícola na inovação educacional
  • 16h56: Aplicações de tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário
  • 17h18: Gestão de projetos de obras públicas baseada em dashboards: a experiência da SSSP Gov RS no monitoramento estratégico e operacional de projetos
  • 17h40: Painel BRDE

Sexta-feira (22/3)

  • 9h20: Panorama do ensino e pesquisa em semicondutores no RS
  • 9h52: Ceitec: fatores críticos e oportunidades futuras
  • 10h14: O impacto da liberação das apostas de quota fixa no ambiente de inovação no RS
  • 10h36: O futuro da agricultura digital
  • 10h58: Desenvolvimento de semicondutores – o panorama empresarial gaúcho
  • 11h20: Lançamento do projeto Avança Mulher Empreendedora
  • 11h42: A potência do empreendedorismo de favela: cases de sucesso – Expo Favela Rio Grande do Sul
  • 12h15: App Minha Empresa
  • 12h37: Soluções de IA para governo digital

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo