A colheita da soja no Rio Grande do Sul começou com 1% da área total cultivada nesta safra, que é de 6.681.716 hectares, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14).
Enquanto 65% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos e 19% em maturação, o desenvolvimento da cultura se mostra adequado na maior parte do Estado, impulsionado por condições climáticas favoráveis. A exceção fica por conta da Região Sudeste, onde a estiagem prejudicou os rendimentos.
A produtividade média projetada para a safra é de 3.329 kg/ha, o que deve resultar em uma produção total de 22.246.630 toneladas de soja.
Controle de doenças
Em termos fitossanitários, o foco está no controle de doenças de final de ciclo, principalmente a ferrugem-asiática. Apesar da pressão do patógeno, nas áreas onde o controle foi eficaz, não houve danos à cultura. No entanto, lavouras com aplicações de fungicidas atrasadas ou menos eficientes apresentam perda significativa de área foliar.
Colheita do milho
A colheita do milho também avançou, alcançando 72% da área total de 812.795 hectares. No entanto, o processo foi suspenso em algumas regiões devido à priorização da logística para a colheita da soja. Isso explica o ritmo lento da colheita do milho neste momento, que se concentra em pequenas áreas destinadas ao armazenamento na propriedade.