Comitiva do governo estadual faz visita técnica ao Programa Reencontro em São Paulo

Uma comitiva do governo estadual, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), esteve em São Paulo para uma visita técnica ao Programa Reencontro. O grupo foi formado pelo secretário em exercício da Sedes, Gustavo Saldanha, pelo diretor do Departamento de Assistência Social da pasta, Becchara Miranda, e por técnicos do governo e dos municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas. A comitiva conheceu detalhadamente a ação e os espaços destinados ao acolhimento de pessoas em situação de rua na capital paulista.

O roteiro começou na terça-feira (5/3) na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), com apresentação dos eixos do Programa Reencontro pelo secretário-adjunto, Décio Mattos, e por técnicos da pasta.

Na quarta-feira (6/3), a comitiva percorreu os espaços destinados para moradia transitória, inaugurados em 2023, e conversou com servidores da prefeitura de São Paulo e equipes administrativas da Vila Reencontro. Na zona sul de São Paulo, na Vila Reencontro Santo Amaro, as equipes foram acompanhadas pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior. O espaço é composto por 68 módulos de moradia com capacidade para 272 pessoas.

Vila Reencontro Santo Amaro
Vila Reencontro Santo Amaro possui cozinha e lavanderia comunitárias, horta, brinquedoteca e playground – Foto: Camila Martins/Ascom Sedes

O secretário em exercício da Sedes, Gustavo Saldanha, explicou que a visita técnica é fundamental para a construção de uma política pública qualificada que atenda pessoas em situação de rua. “Dentro do grupo de pessoas em situação de rua, existem diversos perfis que demandam respostas específicas. Estamos buscando o desenho mais adequado e efetivo nessas respostas”, disse. “É importante aprender com a experiência de quem já avançou para transpormos à nossa realidade essas propostas”, completou o gestor.

Os três municípios que acompanharam a visita são os que possuem atualmente o maior número de pessoas em situação de rua no Estado. Segundo dados do Cadastro Único (CadÚnico) de janeiro de 2024, Porto Alegre possui 4.127; Caxias do Sul, 812; e Pelotas, 603.

Leia também:  Governo destina R$ 100 milhões para reconstrução de ponte que desabou

O diretor do Departamento de Assistência Social da Sedes, Becchara Miranda, afirmou que o projeto a ser implementado no Rio Grande do Sul será planejado de forma conjunta. “Durante dois dias, tivemos a oportunidade de conhecer metodologias e estratégias significativas de atendimento digno à população em situação de rua no município de São Paulo. Dessa forma, estamos levando de volta a certeza de que é preciso construir novos caminhos de forma coletiva”, destacou.

Além das equipes dos municípios citados, o promotor do Ministério Público, Leonardo Menin, o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magno Germano, e servidores da prefeitura também participaram da comitiva.

Programa Reencontro

O Programa Reencontro é direcionado à população em situação de rua. Inclui iniciativas nas áreas de assistência e desenvolvimento social, saúde e direitos humanos. No âmbito das políticas de desenvolvimento social, foi criada a Vila Reencontro.

A Vila Reencontro, sob gestão da SMADS, é um serviço de moradia transitória para pessoas e famílias em situação de rua. Seu objetivo é fornecer moradia temporária e contribuir para o desenvolvimento de seus usuários e usuárias, apoiando a reconstrução da autonomia e a saída qualificada da situação de rua.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo