Aos 117 anos, Maria Branyas Morera celebra aniversário como pessoa mais velha do mundo

Nesta segunda-feira, Maria Branyas Morera soprou 117 velas em sua residência na Catalunha, Espanha. Reconhecida pelo Guinness Book of World Records como a pessoa mais viva do mundo, Maria nasceu em 4 de março de 1907 em São Francisco, nos Estados Unidos.

Aos oito anos, ela e sua família migraram para a Catalunha, onde reside até hoje. Há 23 anos, a idosa vive na mesma casa de repouso. Em janeiro de 2023, após a morte da francesa Lucile Randon, aos 118 anos, Maria assumiu o título de pessoa mais longeva do planeta.

Apesar da deficiência auditiva e da dificuldade de locomoção, Maria não apresenta problemas de saúde física ou mental. A comunicação com a família é feita por um dispositivo de voz para texto, devido à sua surdez em um ouvido, resultado de uma queda na infância.

Ao longo de sua vida, Maria vivenciou a pandemia de gripe espanhola de 1918 e a Guerra Civil Espanhola. Casada com o médico catalão Joan Moret em 1931, teve três filhos. O marido faleceu em 1976 e, em 2023, ela perdeu seu único filho, August, em um acidente de trator aos 86 anos.

Com o objetivo de desvendar os segredos da longevidade, Maria concordou em participar de estudos científicos. Amostras de saliva, sangue e urina foram coletadas e serão comparadas com as de sua filha, de 80 anos. A análise dos genes pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos para combater doenças relacionadas ao envelhecimento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo