Uma área de baixa pressão atmosférica provocou chuva generalizada no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26/02). As pancadas foram fortes a intensas em algumas localidades, com registro de volumes elevados em curto período.
Em São Luiz Gonzaga, a chuva chegou a 52 mm, segundo a rede de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), o maior acumulado foi em Nova Palma, com 111 mm.
As fortes chuvas causaram alagamentos em algumas cidades do Noroeste do estado, como Giruá.
A MetSul Meteorologia alerta que a chuva desta segunda-feira é apenas o começo de um período de instabilidade que deve durar vários dias.
Na terça-feira (27/02), a chuva deve persistir em todas as regiões do estado, com maior intensidade na Metade Norte à tarde e à noite. Há risco de alagamentos e temporais localizados.
Na quarta-feira (28/02), o tempo deve melhorar um pouco, com sol e nuvens em diferentes pontos do estado. No entanto, ainda há previsão de chuva na maioria das regiões gaúchas.
Nas quinta e sexta-feira (01 e 02/03), as pancadas de chuva serão localizadas, mas ainda há possibilidade de alagamentos em áreas de risco.
O fim de semana (03 e 04/03) deve ser marcado por tempo instável, com chuva isolada em várias regiões do estado.
Os acumulados de chuva para a semana devem ficar acima de 50 mm em grande número de municípios. Em diversos pontos, os volumes podem ultrapassar 100 mm, podendo chegar a 150 mm ou 200 mm de forma isolada.
A MetSul reitera o aviso sobre o elevado risco de chuva localmente intensa em curtos intervalos, o que pode ocasionar alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades.