Planos de saúde empresariais devem ter reajuste de 25% em 2024
![](https://www.studio.tv.br/wp-content/uploads/2023/12/plano_de_saude_1703221440.jpg)
Os planos de saúde empresariais deverão ter um reajuste médio de 25% em 2024, segundo informações do Valor Econômico. A modalidade, que representa 70% do setor, terá aumento equivalente a quatro vezes a taxa da inflação, que foi de 6,77% no ano passado.
O reajuste é o mesmo do ano anterior e segue sendo alto. Os aumentos de 2023 e 2024 foram os maiores registrados desde 2018.
Segundo Leonardo Coelho, vice-presidente da área de saúde da Aon, uma das maiores consultorias em gestão de benefícios, o reajuste de 25% é explicado por dois fatores principais:
O aumento do custo médico, que teve uma variação média de 14% em 2023.
A existência de planos de saúde com preços incompatíveis com o atual nível de despesas médicas.
O descasamento de preços começou em 2021, quando houve o reajuste negativo e as operadoras passaram a ofertar produtos precificados com base na sinistralidade de 2020. Na época, devido ao isolamento social, os gastos médicos despencaram. Em 2021, com uma sinistralidade ainda baixa, as operadoras comercializaram planos de saúde com valores reduzidos a fim de ganhar mercado tendo em vista a forte demanda por convênio médico diante da deflagração da covid.
Com a retomada da economia e o aumento da sinistralidade, as operadoras estão aplicando majorações expressivas para compensar a diferença.
O reajuste de 25% deve impactar negativamente o orçamento das empresas e dos trabalhadores. Para se proteger, as empresas podem negociar com as operadoras para tentar reduzir o impacto do aumento. Os trabalhadores também podem procurar alternativas, como a contratação de um plano de saúde coletivo por adesão ou um plano individual.