Alunos e professores do Polo EJA SESI de Nova Prata se destacaram na Mostra SESI Com@Ciência, ocorrida na última quinta-feira, dia 16 de novembro no SESI Canoas. Na oportunidade, sagram-se bicampeões do Torneio Estadual de Robótica do SESI/FIERGS do Rio Grande do Sul, voltando para casa com três medalhas da competição. Na grande final, as duas equipes pratenses disputaram com estudantes das cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Farroupilha e Guaporé. A vitória chegou no início da noite desta quinta e foi comemorada com muito euforia por alunos, professores e toda a equipe da EJA SESI de Nova Prata.
A competição teve seu início ainda no primeiro semestre letivo de 2023 e envolveu os estudantes na disciplina de Seminário de Formação para Mundo do Trabalho. A temática do torneio foi a Logística 4.0 – automação por meio do uso da tecnologia nos processos de execução eficiente de transporte e armazenamento de matérias-primas ou mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Partindo da temática, os estudantes da EJA de Nova Prata, passaram por três grandes desafios para poder chegar à final. O primeiro desafio foi realizar o planejamento estratégico da equipe subdividindo tarefas, elaborando esboços do protótipo e um vídeo de apresentação. O segundo desafio foi tornar o protótipo funcional contando com um sistema de movimentação controlada roboticamente via comunicação sem fio que permite, através de pinças ou garras, pegar e locomover objetos. No terceiro desafio, os estudantes tiveram que montar um vídeo contando a trajetória de criação e evolução do projeto, incluindo as referências, problemas, soluções e técnicas desenvolvidas ao longo do processo.
As equipes que superaram os três desafios com êxito foram classificadas para a grande final que ocorreu nesta quinta-feira, dia 16 de novembro de 2023 no SESI Canoas, integrando as programações do evento estadual SESI com@Ciência. Na competição final, as equipes precisaram utilizar o protótipo de autonomia robótica para deslocar objetos dentro de um tablado com um percurso repleto de obstáculos e desafios a serem superados.
Ao todo, cerca de 90 equipes dos polos EJA SESI de todo o estado do Rio Grande do Sul se inscreveram para participar do 2º Torneio de Robótica da EJA SESI/RS. Dessas, apenas 10 equipes conseguiram chegar até a final. Duas delas foram do Polo EJA de Nova Prata: a equipe “Máfia da Robótica 4.0” composta pelos alunos Carlos Alexandre Gomes, Aline Silveira Ferreira, Felipe Dalagnol e pelo egresso Jonatan Klaus Dai Prai (que mesmo após encerrar o Ensino Médio na EJA, seguiu trabalhando no projeto junto aos colegas na condição de técnico assistente); e a equipe “Hannover”, com o aluno Luís Eduardo Cole Féo. Ambas as equipes tiveram a orientação técnica e pedagógica feita pelos professores William José Vuelma e Felipe Luiz Breitenbach. A professora Solange Turcatto também orientou os estudantes na fase inicial do projeto.
A equipe “Hannover” se tornou a grande campeã da noite, ficando com o 1º lugar do torneio, seguido da equipe “BumbleBee” de Pelotas – que ficou em 2º lugar. Além da grande premiação final, as esquipes também concorreram aos prêmios nas categorias de “Design de Protótipo”, “Apresentação de Equipe” e “Revelação”. “Hannover” ficou com mais uma medalha de 1º lugar na categoria “Design de Protótipo”. A equipe “Máfia da Robótica” levou o 2º lugar na categoria “Apresentação de Equipe”.
Apresentação de Projetos Inovadores
Além do Torneio, mais duas equipes participaram da Mostra SESI com@Ciência com projetos inovadores desenvolvidos no Polo de Nova Prata. A Mostra foi uma grande feira de ciências que envolveu todas as escolas SESI do Rio Grande do Sul (e também escolas públicas e privadas do estado) e que tiveram como objetivo divulgar projetos desenvolvidos por estudantes que visavam buscar soluções criativas para problemáticas vivenciadas pelos mesmos no seu cotidiano.
Dentre inúmeros projetos inscritos, dois do Polo de Nova Prata foram classificados para a Mostra e estiveram expondo no evento: “Boca de Lobo Inteligente” dos alunos Antonio Gauber de Oliveira, Dienifer dos Santos Carvalho, José Valcir Monteiro de Lima e Lurdes Cichoski, sob a orientação do professor Felipz Luiz Breitenbach; e “Spicytec – Utilização da Tecnologia e Automação para Controlar as Variáveis de Umidade e Temperatura no Cultivo de Salsa”, dos alunos Alessandra de Souza, Giovani Gripa da Silva, Lectícia de Oliveira Francisco, Sergio de Almeida Duarte e Virginia Macedo de Almeida, sob a orientação do professor William José Vuelma.
Tanto para participar do torneio quanto da mostra de projetos, além dos três professores do Polo (William José Vuelma, Felipe Luiz Breitenbach e Solange Turcatto), os estudantes contaram com o apoio de toda a equipe do polo EJA de Nova Prata, através da instrutora de informática Lenice Vivan Guedes, do orientador pedagógico Cassiano Miglia Vacca, da analista de educação Thais Emilia Reder e do gerente de operações do SESI Região 11 Jairo Gonçalves Talarico. A secretária de escola Márcia Klein e Renan de Conto também colaboraram.
Aberto Período de Matrículas
A EJA SESI Polo de Nova Prata está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2023. Interessados em voltar a estudar podem entrar em contato pelo WhasApp (54) 99264 1792. As aulas acontecem à noite e no sábado pela manhã na EMEF Prefeito Nagib Stella Elias. Para trabalhadores da indústria e construção civil e seus dependentes é totalmente gratuito.