Ninho de joão-de-barro com entrada no topo chama a atenção no RS

Fotos de ninho viralizam nas redes sociais

Um ninho de joão-de-barro com entrada no topo chamou a atenção de moradores de Linha Capão Grande, interior de Venâncio Aires. A construção foi fotografada pelo agricultor Guilherme Jessof, que compartilhou as imagens nas redes sociais.

A entrada da moradia geralmente fica na lateral, na direção contrária ao vento e à chuva. No entanto, no caso desse ninho, ela foi construída no topo.

“Ninguém havia visto uma casa assim por aqui. Chamou a atenção de todo mundo”, conta Jessof.

O biólogo Andreas Köhler, professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), explica que a localização da entrada pode ser um erro de iniciante.

“É esquisito, com certeza”, pondera Köhler. “No entanto, não é a primeira vez que me deparo com uma obra assim, embora não tenha servido de morada para o casal de aves.”

Köhler acredita que a entrada no topo indica que a obra pode ter sido feita por um macho mais jovem, sem experiência para erguer uma casa da maneira correta.

Apesar da chuva registrada nos últimos dias, ave permanece na morada | Foto: Guilherme Jessof/Divulgação

“Para a fêmea chocar os ovos, a entrada precisa ficar em um ponto estratégico, não ser pequena a ponto de o animal precisar se abaixar, mas também não pode ser grande, evitando que animais maiores, inclusive predadores, entrem”, explica o biólogo.

Apesar da chuva registrada nos últimos dias, a ave permanece na morada. Jessof avistou a ave “faceira” em cima de sua obra.

Köhler ressalta que, diante do volume de chuva, a construção pode ser destruída ou ficar inundada.

“E não é só o lar que o joão-de-barro pode ter perdido. Exigente, a fêmea não costuma ficar satisfeita quando o resultado dá errado, colocando o companheiro em uma situação delicada”, finaliza o biólogo.

Leia também:  Baleia cachalote-anão encalhada na Praia do Cassino não resiste e morre em Rio GrandeAnimal foi encontrado com várias lesões e desorientado; espécie rara na região costeira

Com informações do Portal Gaz, foto divulgação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo