O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) flagrou, na última sexta-feira (20), um crime ambiental na localidade de Juá, interior do município de São Francisco de Paula.
Em vistoria à propriedade, a equipe do 3º BABM flagrou o corte ilegal de 13 araucárias angustifolia e mais 15 exemplares arbóreos nativos, dentre elas Canela, Leiteiro, Pinho Bravo e Camboim. O dano ambiental ocorreu dentro e fora de área de preservação permanente (APP), caracterizada por um recurso hídrico (nascente) que também foi danificado.
Ainda, foi flagrada a supressão de vegetação nativa, com a retirada de sub-bosque, totalizando uma área de 15.532 m² e beneficiamento ilegal, de tábuas, totalizando 35 m³ de madeira de araucária angustifólia e 8,04 m³ de lenha nativa.
O proprietário e responsável pela intervenção, não possuía nenhum tipo de licenciamento para realizar a atividade, estando, desse modo, ilegal.
Diante dos crimes ambientais, os policiais militares lavraram um Boletim de Ocorrência Policial. A lenha e a madeira nativa foram apreendidas.