Aberta 21ª Semana da Alimentação 2023 com atividades em todo RS

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi aberta oficialmente a 21ª Semana da Alimentação RS 2023, na tarde desta segunda-feira (16/10), em Porto Alegre, tendo como tema central Garantia de Direitos com Comida de Verdade. A cerimônia realizada no Auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar foi transmitida pelo Youtube da Instituição e pode ser revista através do link: https://www.youtube.com/watch?v=u8JQ6DjkWBs. A Semana da Alimentação acontece de 16 a 22 de outubro, com programação diversa em todo o RS.

Participaram da abertura Naiane Araújo Dotto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar, no ato representando o secretário estadual de Assistência Social e presidente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Roberto Fantinel; Ana Luíza Scarparo, do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2); Juliano de Sá, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-RS); Melissa Bargmann, representando o Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Fesans), e Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater/RS.

“A segurança nutricional e o direto à alimentação estão entre as principais diretrizes de atuação da Emater, desenvolvidas junto a mais de 204 mil famílias assessoradas”, disse Baldissera, ao citar, entre esses propósitos do Governo do Estado na erradicação da fome, a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social prestada pela Emater/RS-Ascar “a famílias em vulnerabilidade no meio rural e, na cidade, abastecendo as pessoas com alimentos produzidos no campo”, e abrindo oficialmente a 21ª Semana da Alimentação RS 2023.

Na oportunidade, Naiara destacou que o novo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan-RS) está rendo reestruturado por um comitê técnico da Caisan, que está organizando o diagnóstico da segurança alimentar no Estado. No final do ano, esse plano será entregue ao governador Eduardo Leite, para ser implementado nos próximos quatro anos, concomitante ao Plano Plurianual 2024-2027.

Leia também:  Homem morre seis dias depois de ser esmagado entre caminhões, em Lajeado

Ana Luíza falou sobre as atividades realizadas em mais de 80 municípios gaúchos nesta Semana, que exaltam os princípios de uma alimentação adequada com garantia de direitos, que culminam com a Praça de Segurança Alimentar (SAN) no próximo domingo (22/10), na Redenção, em Porto Alegre, a partir das 10h, com várias atividades que encerram a Semana da Alimentação.

“Temos motivos para comemorar o dia Mundial da Alimentação, porque através da participação popular reconquistamos políticas públicas de garantia de direitos, como da alimentação, que foram violadas”, destacou Juliano de Sá, ao citar o Consea nacional, “que tá de volta”.

Com manifestação em vídeo, a presidente nacional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, que é nutricionista, professora e pesquisadora, ressaltou a relação entre a temática da Semana da Alimentação com as mudanças climáticas, citando ainda outros desafios, como ações de combate à fome, à melhoria de renda, contra a discriminação de gênero e racismo, entre outros. “Discutir a erradicação da fome, tema da Conferência Nacional que será realizada em dezembro, em Brasília, é uma oportunidade para o RS firmar um compromisso amplo e democrática que faça a diferença na vida das pessoas e que gere resultados motivadores”, disse.

O Seminário de Abertura contou ainda com palestras sobre “Desertos e pântanos alimentares em Porto Alegre”, abordado por Raquel Canuto, professora adjunta do Departamento de Nutrição e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Ufrgs, e sobre “Sistemas alimentares e a garantia de direitos com comida de verdade”, abordado pela nutricionista Eliziane Ruiz, doutora em Desenvolvimento Rural pela Ufrgs, onde é professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGans).

Leia também:  Avança colheita de milho para silagem com resultados considerados adequados

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

No Painel sobre políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sans): experiências de PAA, Pnae e Cozinhas e Hortas Comunitárias foram apresentadas as seguintes experiências: A alimentação escolar como mídia poderosa – escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o Pnae – Xangri-lá; Programa Alimenta Viamão (PAV) – Viamão; Cozinha Comunitária Morro da Cruz – Porto Alegre e Horta Comunitária Maria da Glória – Porto Alegre. Após as apresentações, a atividade encerrou com mostra e degustação de produtos da agricultura familiar.

A 21ª Semana da Alimentação RS oferece em diversos municípios gaúchos atividades como rodas de conversas, seminários, feiras, ações culturais, mostras, lives, entre outras, com o objetivo de reflexão e debates à luz do tema deste ano.

Além da Emater/RS-Ascar, entidade coordenadora do ano, a Comissão Organizadora é composta pelo Caisan, CRN-2, Consea/RS e Fesans-RS.

Acompanhe e participe da programação da Semana da Alimentação (https://sites.google.com/view/semanadaalimentacaors) e no Instagram: Instagram: @semanadaalimentacaors

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo