Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de agosto, o novo PAC de investimentos do Governo Federal tem algumas poucas obras da Serra Gaúcha na lista de contempladas. No total, serão R$ 75,6 bilhões a serem investidos em obras e serviços no Rio Grande do Sul.
Para a região, os macroprojetos ficaram de fora da lista. A prioridade no estado ficou para duplicação e expansão de rodovias, concentradas principalmente na região metropolitana. A lista com todas as obras selecionadas para os investimentos está disponível no site da Casa Civil.
Veranópolis, por exemplo, possui dois programas de Minha Casa, Minha Vida entre os contemplados, além de integrar o grupo de municípios que receberá investimentos na gestão de resíduos sólidos, por meio do Consórcio Cisga, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, com estudos de concessão.
O programa habitacional também receberá investimentos em:
- Bento Gonçalves: 4 programas
- Carlos Barbosa: 1 programa
- Cotiporã: 1 programa
- Farroupilha: 4 programas
- Flores da Cunha: 3 programas
- Garibaldi: 1 programa
- Guaporé: 1 programa
- Nova Araçá: 3 programas
- Nova Bassano: 1 programa
- Nova Prata: 3 programas
- São Jorge: 1 programa
- Serafina Corrêa: 1 programa
- Veranópolis: 2 programas
- Vila Flores: 1 programa
Cisga na lista é investimento em sustentabilidade
O Consórcio CISGA é uma ferramenta de auxílio aos gestores, tendo papel estratégico à medida que viabiliza ações de cooperação e gestão associada, potencializando a capacidade do setor público na execução de políticas que fornecem infraestrutura para o desenvolvimento socioeconômico e garantia dos direitos sociais.
Atualmente o CISGA é constituído por 23 municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 944.433 habitantes.