Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília conta com halterofilista gaúcha top-10 do mundo

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 terá a sua quinta etapa disputada em Brasília, neste sábado, 16, com três modalidades e o retorno da gaúcha Ana Paula Marques, 41, a uma competição nacional após o Mundial de halterofilismo de Dubai. O evento na capital federal recebeu 250 inscritos, sendo 158 participantes nas provas de atletismo e 46 nas de halterofilismo, que acontecerão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), além de 46 nadadores que irão competir no Clube do Exército.

O objetivo do Meeting é desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Ana Paula, dona de um título mundial na vela adaptada, modalidade que esteve o programa dos Jogos Paralímpicos até Rio 2016, mudou-se de Alvorada, Região Metropolitana de Porto Alegre, para Brasília em 2013. À época, ela estava em busca de desenvolvimento no paradesporto.

A gaúcha, que adquiriu uma lesão medular no ano 2000 ao ser vítima de tentativa de feminicídio, passou a praticar halterofilismo, hoje sua modalidade principal, em 2016. A princípio, seu objetivo era ganhar condicionamento físico para melhorar seu desempenho na vela, modalidade na qual foi campeã mundial em 2018, nos EUA. 
“Estar no Meeting é muito importante para fazer o esporte paralímpico ser mais conhecido e captar novos atletas. Muitas pessoas não conhecem o halterofilismo, ainda confundem com outras atividades”, afirmou. “Competir em Brasília, com a torcida do meu marido, dos meus amigos e do meu filho, que não podem me ver em outros países ou estados, é um incentivo. A gente precisa fazer bonito para as pessoas de quem a gente gosta”, completou.

Leia também:  Guilherme Caribé fatura segunda prata no Mundial de piscina curta

Ana ficou na sétima posição da categoria até 61 kg durante o Mundial de Dubai, disputado entre os dias 22 e 30 de agosto. À oportunidade, realizou uma prova com três levantamentos válidos. No melhor deles, ela ergueu 99 kg. A atleta disse que o objetivo é melhorar sua marca e buscar uma posição no top-8 do ranking válido para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Desta forma, ela estaria apta para disputar o megaevento na capital francesa. “Ainda serão mais dois campeonatos internacionais no próximo ano, valendo posições no ranking. Por isso, preciso continuar treinando e competindo”, explicou.

Neste ano, o Meeting já passou por Manaus (AM) e Campo Grande (MS) no mês de julho. Em agosto, o evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Em 2022, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa foi realizado em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE)Natal (RN)João Pessoa (PB)Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Curitiba (PR)Florianópolis (SC)Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo