Granizo atinge várias cidades no avanço de frente fria e alerta continua

O Sul do Brasil mais uma vez enfrenta temporais com granizo. Assim como ontem, o sábado começou com fortes áreas de instabilidade provocando chuva e tempestades entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. As imagens de satélite mostravam nuvens muito carregadas atuando no Sul do país e que produziam tempo localmente severo.

Por que o tempo severo? Ontem, temporais atingiram os três estados do Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, por conta de um vórtice ciclônico associado a um centro de baixa pressão atmosférica. Hoje, a causa da instabilidade é distinta e está associada a um sistema frontal.

Com o avanço de ar frio e de alta pressão atmosférica que ingressa no Rio Grande do Sul no decorrer deste sábado, uma frente fria se organiza e se intensifica muito entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina, avançando até o Paraná.

O que a instabilidade provoca? As nuvens de grande desenvolvimento vertical trazem chuva, raios e trovoadas com temporais isolados com queda de granizo e risco de vento forte em alguns pontos. A atmosfera está muito instável, favorecendo a ocorrência de tempo severo localizado.

Havia vários relatos de temporais de granizo na madrugada deste sábado em cidades do Oeste de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná, onde se formaram as nuvens de desenvolvimento vertical. As ocorrências eram mais expressivas de granizo do que de vento.

As pedras de granizo em alguns ponto tiveram diâmetro médio a grande, que traz potencial de danos em telhados. Um dos municípios atingidos pelo granizo com maior dimensão durante as primeiras horas deste sábado foi Planalto, no Sudoeste do Paraná.

Os volumes de chuva, entretanto, não são elevados na maioria das localidades por conta destas áreas de instabilidade. Até o fim da madrugada deste sábado, os índices de precipitação estavam entre 20 mm e 30 mm na maior parte das cidades atingidas por temporais.

Leia também:  Paulinho Dill segue internado após cirurgia facial; fãs torcem por sua recuperação

O que vai acontecer agora? No decorrer do dia, o ar frio e seco avança e até o final do sábado vai tomar conta do Rio Grande do Sul. Isso vai impulsionar a frente fria mais para Norte, o que vai levar a chuva para todas as regiões de Santa Catarina e outras regiões do Paraná com risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, granizo.

A instabilidade frontal deve alcançar ainda no decorrer deste sábado pontos do Sul do Mato Grosso do Sul e ainda do Sul e do Leste de São Paulo, não se descartando possa chegar até o Centro paulista de forma isolada, mas as precipitações serão mais irregulares e o perigo de tempestades mais localizado.

Temporal no Rio Grande do Sul? O risco é limitado ao Norte do estado gaúcho. A previsão do tempo da MetSul é de muitas nuvens e chuva no começo do dia para a Metade Norte do Rio Grande do Sul, especialmente em pontos perto do estado catarinense. À tarde, ainda haverá mais nuvens no Norte do estado, mas a cobertura de nebulosidade entra em diminuição.

Nas demais regiões gaúchas, o dia tem sol e nuvens. Em Porto Alegre e região metropolitana, o sábado começa com abundante nebulosidade e não se afasta precipitação, mas durante o dia o sol aparece com nuvens à medida que chega o ar mais seco e frio.

Ar mais seco e frio de alta pressão ingressa que ingressa no estado traz queda de temperatura e o sábado será ameno. O dia terminará muito frio no território gaúcho. As mínimas de hoje no Rio Grande do Sul ocorrem no final do dia, quando a grande maioria das cidades gaúchas vai estar com marcas abaixo de 10ºC.

Leia também:  MEIs: renegociação de dívida pelo Desenrola Pequenos Negócios termina nesta terça-feira (31)

Informações Metsul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo