Reconstrução do Sistema Único da Assistência Social é o tema da 6ª Conferência de Assistência Social de Fagundes Varela

Na última quinta-feira, dia 13 de julho, Fagundes Varela foi palco de discussão sobre a Política de Assistência Social e contou com a presença dos representantes dos municípios de Vista Alegre do Prata e também de Cotiporã.

As Conferências Municipais de Assistência Social são um importante espaço de discussão sobre a política de assistência social e possibilitam uma avaliação sobre a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios nos municípios. É uma grande oportunidade de avaliação, de definição de propostas e prioridade neste segmento. Fazem parte deste processo os representantes do governo municipal, dos trabalhadores da política, das entidades e também dos usuários. Durante o evento foi possível debater a realidade da nossa microrregião, pois a presença do Prefeito Nelton Carlos Conte de Fagundes Varela, do Prefeito Adair Zecca de Vista Alegre do Prata bem como das Secretárias de Assistência Social, dos Presidentes do Conselhos Municipais, trabalhadores e usuários dos serviços de Fagundes Varela, Cotiporã e Vista Alegre do Prata, enriqueceram o debate e evidenciaram o importante papel da política de assistência social.

Na Conferência deste ano, foram abordados 5 eixos, estes direcionaram os trabalhos em grupos e encaminharam propostas para a aprimoramento. Destacando como principal a que propõe a implementação, através de Emenda Constitucional, de um percentual mínimo de investimento por parte das três esferas de governo na política de assistência social, pois só ela é capaz de garantir o planejamento necessário e a efetivação do financiamento para a garantia de direitos socioassisteniais da população, conforme defendido pelos presentes.

A Conferência também contou com uma belíssima apresentação do Coral Bella Vista, de Fagundes Varela e do Coral Felicitá, de Vista Alegre do Prata.

A próxima etapa agora será a defesa das propostas durante a Conferência Estadual, que acontecerá em outubro e contará com a participação efetiva dos delegados fagundenses.

*Com informações da Prefeitura de Fagundes Varela

Sair da versão mobile