Câmara de Vereadores propõe realização de audiência pública para tratar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Veranópolis
Além da audiência para debate, a indicação propõe um estudo para criação do Centro de Autismo Municipal
A Câmara de Vereadores de Veranópolis aprovou por unanimidade, na sessão ordinária dessa segunda-feira, 03 de julho, a indicação 098/2023 de autoria dos vereadores Rodrigo Costa, João Guilherme Mazetto e Maria de Lourdes Scopel Gregol, que propõe a realização de uma audiência pública para tratar do Transtorno de Espectro Austista (TEA), bem como a criação de um Centro de Autismo no município de Veranópolis.
A indicação busca propor o debate entre os órgãos municipais que realizam o atendimento educacional e de saúde aos pacientes com TEA, com o objetivo de integrar e possibilitar a assistência integrada ao paciente. Já a criação de um Centro de Autismo seria uma forma de reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar. A solicitação do debate em audiência pública tem como base a realidade crescente dos diagnósticos, não só em Veranópolis, mas no mundo inteiro.
Durante a sessão, o vereador Rodrigo Costa, que visitou o Centro de Autismo do município de Paraí, referência na região, relatou ter contatado outras autoridades do município para verificar números e o tipo de auxílio prestado para esse público, constatando que já há muitos casos em vias judiciais para garantia de direitos básicos aos pacientes diagnosticados com TEA. A secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni, foi uma das parceiras no estudo da proposição, e adiantou que boas notícias sobre o tema serão anunciadas em breve.
Outra intenção do projeto é a contratação de uma pesquisa mais aprofundada acerca dos diagnósticos feitos em Veranópolis, para que, através dos dados concretos e atualizados, políticas públicas efetivas e de qualidade possam ser elaboradas para melhor atender os pacientes.
Para o vereador João Guilherme Mazetto, a criação dessas políticas públicas passa pela realização da audiência proposta e do debate entre diversos segmentos da sociedade junto de especialistas da área para que sejam compreendidas as verdadeiras necessidades exigidas pela condição.
A indicação também foi endossada pela vereadora Mara Garib Guzzo. A solicitação foi encaminhada para o executivo.