A forte chuva registrada em Veranópolis desde a noite desta terça-feira (11), em outras épocas, acenderia o alerta para os moradores do bairro Santo Antônio para alagamentos, como já ocorreu anteriormente. A rua Benjamin Constant, localidade conhecida como Morro do Sabão, já presenciou diversos acidentes com as chuvas, mas desde o ano passado, as obras de revitalização demonstram as melhorias na prática.
O morador e líder comunitário Joel Alves da Silva acompanha as obras desde seu início, e, na manhã desta quarta-feira, 12, relatou à reportagem da Studio o andamento da obra. “Antigamente quando dava chuva assim era uma cachoeira aqui. Agora estava analisando, não desceu água. Foram feitas várias bocas de lobo que ajudaram muito“, explica. A colocação dos paralelepípedos também avançou, enquanto a revitalização final do trecho teve início. Conforme Joel, detalhes como a escadaria e a iluminação ainda precisam ser finalizados.
A obra, reivindicada por diversos moradores, terá uma extensão de 368,34 metros e trará inúmeros benefícios para as famílias do local, melhorando o tráfego de pedestres e a qualidade de vida dos habitantes do bairro. Além da drenagem, o projeto conta com a revitalização da rua, calçamento novo, escadaria dentro das normas de segurança e iluminação de led. O Governo Estadual repassou, por meio do Programa Pavimenta RS, o valor de R$ 343.479,97, com acréscimo de R$ 147.205,71 de recursos municipais como contrapartida.