31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho encerram renovando vocação inovadora


A 31ª edição da ExpoBento e a 18ª da Fenavinho chegaram ao fim, neste domingo (18), renovando seus preceitos engajados na apresentação de novidades aliados à manutenção de conceitos tradicionais dos eventos. Assim, durante 11 dias, a mescla entre experiências – digitais e físicas – e atrativos clássicos da feira e da festa conjugaram a receita para mais uma edição de êxito. “Temos a certeza de ter entregue aos expositores, aos patrocinadores, aos visitantes e a toda comunidade mais uma edição da feira e da festa à altura da representatividade desses grandes eventos”, disse o diretor-geral da 31ª ExpoBento, Bruno Benini.

Do dia 8 de junho, quando feira e festa foram abertas, até o dia 18, circularam pelo Parque de Eventos mais de 262 mil pessoas que aproveitaram produtos e serviços de quase 500 marcas. Depois dessa maratona que deve proporcionar negócios na casa de pelo menos R$ 40 milhões, contabilizando as centenas de transações que a feira continua promovendo após sua conclusão, Benini só lamentou as condições climáticas que prejudicaram a visitação. Nada, entretanto, que tenha tirado aquilo que mais importa: a satisfação do público e dos expositores. “É verdade que o fator climático infelizmente não colaborou da forma que gostaríamos para o fluxo de visitantes, com as fortes e recorrentes chuvas que acompanhamos nos últimos dias. Mesmo assim, encerramos a edição com avaliação positiva dos números e, sobretudo, da qualidade das experiências que todos tiveram na ExpoBento e na Fenavinho”, comentou Benini.

Essa mesma sensação foi compartilhada pelo coordenador do comitê da 18ª Fenavinho. Rodrigo Valerio enalteceu o esforço coletivo da equipe na construção uma festa que teve uma agenda de programação de três meses, centrada no envolvimento comunitário, e que teve a culminância com a realização da Vila Típica, no Parque de Eventos. “A Fenavinho é um movimento de valorização histórica, cultural e comunitária, que enaltece nossas origens e brinda nosso produto mais emblemático, que é o vinho”, disse Valerio, citando as programações do Tortelaço, do Vinho Encanado, da Escolha da Corte, dos Jogos Coloniais e do Desfile Cultural.

Ele também anunciou a permanência do trio de soberanas para a 19ª edição da festa, cuja corte segue com a imperatriz do vinho Ana Paula Cortes Foresti e as damas de honra Thaís Centenaro e Liege Sobirai. “Com essa decisão, a Fenavinho remaneja seu calendário de eventos, fazendo com que cada corte eleita possa participar plenamente do processo de construção da próxima festa, ou seja, acompanhe os trabalhos durante todo o ano, ampliando suas oportunidades de preparação e divulgação, entre outas vantagens”, disse Valerio, aproveitando para anunciar, ainda, o concurso da corte da 20ª edição para agosto do ano que vem.

Leia também:  EUA decidem: esmeralda de US$ 1 bilhão retornará ao Brasil

Na Fenavinho, também foram comemoradas as expressivas vendas do produto símbolo da cidade. As vinícolas expositoras comercializaram 16.200 garrafas de vinhos e espumantes nos 11 dias de programação, consumo cerca de 40% superior à edição anterior.

Construídas pelo esforço coletivo voluntário dos corpos diretivos da feira e da festa, ExpoBento e Fenavinho trazem a essência, também, da atuação do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), realizador de ambas as atividades. Ao agradecer o conjunto de forças que deu vida aos eventos – o público, os expositores, os patrocinadores e as diretorias dos eventos –, a presidente da entidade enalteceu o trabalho pelo qual a cidade é movida para construir o futuro. “Agora, já vamos dar início aos preparativos para a 32ª ExpoBento e para a 19ª Fenavinho. É essa busca permanente e incansável pela melhoria contínua que nos permitirão entregar, mais uma vez, uma feira e uma festa de excelência no próximo ano. Esse é o compromisso do CIC-BG: estar em movimento constante pelo desenvolvimento e fortalecimento dos setores e dos associados que representa”, destacou Marijane. Tanto que ela divulgou uma novidade: “o CIC-BG anuncia a realização da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes. Anotem na agenda a data de 14 de outubro, quando estaremos juntos, novamente, brindando nossos vinhos, nossa cultura e nossa história”, disse.

Foi nesse embalo o pronunciamento do prefeito Diogo Siqueira. Parceiro nas ações do CIC-BG, ele reafirmou o compromisso de estar ao lado das iniciativas que demonstrem o protagonismo econômico e cultural do município perante o Rio Grande do Sul e o Brasil. “Eventos assim seguem movimentando a economia de Bento por meses, graças aos negócios selados e prospectados. Nestes dias, Expobento e Fenavinho fortaleceram ainda mais a conexão da cidade com as pessoas, valorizando Bento Gonçalves, empreendedores, estimulando o desenvolvimento, a tecnologia e a convivência. Os eventos refletem isso, e encerram mais uma edição manifestando a força que temos e tudo o que representamos para a Serra Gaúcha e para o Brasil”, opinou o prefeito.

Leia também:  Empresário de Erechim morre em trágico acidente de mergulho em SC

O ato de encerramento teve, ainda, entronização das placas alusivas a 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho (veja nominata abaixo). 

Experiências e prestígio de eventos marcam edições

A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho tiveram suas edições marcadas pela oferta de novas experiências. Muitas foram as novidades que deixaram as propostas renovadas para o público.

Entre elas, o Pavilhão Inova Bento. O espaço localizado no Pavilhão F concentrou experimentos. Os visitantes puderam se aproximar de startups, ao mesmo tempo que obtinham conhecimento em empreendedorismo e inovação. Também ali, foi possível testar bicicletas elétricas, subir parede de escalada e testar habilidades esportivas, numa programação que envolveu as famílias. O espaço recebeu, ainda, pista de skate, simuladores de direção, escola de trânsito para crianças e as finais do E-Sports Bento, campeonato de games da ExpoBento que pela primeira vez teve suas finais inteiramente presenciais em quatro anos.

Outro atrativo foi o tecnológico. Os painéis de LED na entrada da feira e nos acessos a cada espaço temático foram um dos atrativos. Nesse sentido, a experiência de gamificação também, convidando os visitantes a registrar momentos nas estações “instagramáveis”. Quem completasse o circuito, como se estivessem num jogo, concorriam a um brinde, girando a roda da sorte no Pavilhão Inova Bento.

Na Fenavinho, o Bodegão foi um dos espaços preferidos do público. Ao trazer para a festa os ambientes em que as comunidades do interior se divertem aos finais de semana, a Fenavinho aproximou a colônia dos visitantes, entregando uma experiência típica para quem se divertia na Vila Típica, com jogos de carteado. A final dos Jogos Coloniais, realizadas pela primeira vez na Vila Típica, foi outro momento de alegria ao reunir os distritos de São Pedro, Vale dos Vinhedos, Faria Lemos e Tuiuty – campeão deste no – na disputa de provas hilárias que traziam referência à lida na colônia. Ali, a enogastronomia também foi outra experiência marcante, com 15 vinícolas e culinária regional num ambiente que trazia referências à arquitetura do início do século passado.

Leia também:  Mulher e menina ficam feridas após capotamento de veículo na BR-470, em Bento Gonçalves

Outra marca da ExpoBento e da Fenavinho foi o prestígio que os eventos receberam. Feira e festa levaram ao Parque de Eventos o governador gaúcho Eduardo Leite, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de senadores, deputados estaduais e federais e diversos prefeitos da região.

A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho foram realizadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves com o patrocínio de Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves; Supermercados Andreazza; Orquidea; Farmácias São João; Secretaria do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul; Saif – Produtos de Limpeza; Dalmóbile; Cooperativa Vinícola Aurora; LNF Latino Americana; Banrisul; Miolo Wine Group; Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul; Cooperativa Santa Clara; Viasul Serviço de Internet; Anderle Transportes; Multimoveis; Madem; Weg; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Consevitis; Caixa Econômica Federal; Aleplast Embalagens Plásticas; Multinova; Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas; Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução e Sicredi. O apoio é de Sebrae; Embrapa; Fecomércio; Todeschini e Concresul.

Comitê da 18ª Fenavinho

Rodrigo Valério: Coordenador

Bruna Cristofoli: Vice-Coordenadora e Relação com a Comunidade

Gabrielle Signor: Eventos Externos

Patrícia Pedrotti: Vice de eventos externos

André Menin: Marketing

Rodi Goularte: Vice-Diretor De Marketing

César Anderle, Lizandra Mazzoccato e Fernanda Darrigo: Projetos

Bárbara Bortolini: Corte

Roberto Cainelli Júnior: Conselho

Marijane Paese: Presidente do CIC-BG

Corte da 18ª Fenavinho: Ana Paula Cortes Foresti, Thaís Centenaro e Liege Sobirai.

Diretoria da 31ª ExpoBento

Bruno Benini: Diretor Geral

Anne Helen Bottega: Diretora de Serviços

Jonatas Ferrari: Vice-Diretor de Serviços

André Menin: Diretor de Marketing

Rodi Goularte: Vice-Diretor de Marketing

Willian Rizzi: Diretor Financeiro

Gladis Stinghini: Vice-Diretora Financeira

Filipe Heuser de Almeida: Diretor Jurídico

Lucas Marconi: Diretor de Eventos

Vinicius Lavandoski Piva: Diretor de Inovação

Marco Antônio Fracalossi: Vice-Diretor De Inovação

César Anderle: Diretor De Projetos

Fernanda Darrigo: 2ª Vice-Diretora De Projetos

Lizandra Mazzoccato: Diretora Comercial e Vice-Diretora de Projetos

Angela Cavalet Peron: Vice-Diretora Comercial

Tiago Casagrande: Diretor Industrial

Tais Cariolatto: Vice-Diretora Industrial

Marijane Paese: Presidente do CIC-BG

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo