As ruas da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, já estão decoradas com luzes, ovos de páscoa gigantes e coelhos. Neste ano, a programação de Páscoa vai durar um mês. Até o dia 9 de abril os turistas poderão acompanhar as atrações, visitar a decoração e aproveitar para comprar os famosos chocolates artesanais da região. A expectativa é que a fabricação chegue a 600 toneladas em 2023, um aumento de 20% em relação ao ano passado.
Nesta Páscoa, a aposta das fábricas para atrair o consumidor é um selo de certificação dos produtos. E pra alcançar esse reconhecimento, os produtores precisam seguir regras. João Teixeira, presidente da ACHOCO, Associação da Indústria e Comércio de Chocolates Caseiros de Gramado, explica: “O principal é toda massa ser produzida no território de Gramado; não colocar gorduras hidrogenadas e saber da origem, da onde vem tudo o que é colocado na produção e na embalagem dos chocolates”.
De acordo com a secretária de turismo do município, Rosa Helena Volk, Gramado foi extremamente afetada neste período festivo, nos últimos dois anos e, agora, a expectativa é grande para a retomada.
Entre as atividades previstas na programação estão duas procissões e a “Parada de Páscoa”, que atrai principalmente as crianças. O desfile ocorre aos fins de semana na Avenida Borges de Medeiros e conta com artistas caracterizados e alegorias, em apresentações com música e danças.
Parte da programação de Páscoa na cidade é gratuita. Outras informações podem ser acessadas no site do evento