Grupo de Talian do Roteiro Caminhos de Pedra participará do curso Cucagna – Scola de Talian

O Grupo de Talian do Roteiro Caminhos de Pedra, situado no Distrito de São Pedro, interior de Bento Gonçalves/RS, participará do curso Cucagna – Scola de Talian, oferecido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), uma das universidades mais jovens do estado do Paraná, em parceria com a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA). 

A história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes rendeu o reconhecimento como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, em 2009 (Lei Estadual 13.177/09). 

O curso, que é gratuito, acontecerá de março a julho de 2023, às quartas-feiras, de forma síncrona (online/presencial), e será ministrado pelos docentes da UNICENTRO, Juvenal Dal Castel e Loregian Penkal, bem como pela professora de Talian com formação nível III, Mirna Salete Madalosso. 

A oportunidade de conhecer e se aprofundar ainda mais na “nostra madre lengoa” não se estende tão somente para os associados do Roteiro, mas, também, para toda a comunidade e vizinhos interessados. Ainda, quando do início das aulas, cada participante receberá um livro de gramática e um dicionário, de forma gratuita.

Esta parceria entre a UNICENTRO, a ASSODITA e o Grupo de Talian do Roteiro Caminhos de Pedra visa contribuir para a disseminação e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo IPHAN/MinC (2014).

Considerado um dos pioneiros no segmento, o Roteiro foi referência nacional e tema de muitos estudos e teses nas áreas de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo, administração, entre outros. 

Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, obteve reconhecimento  com o qualificativo de ‘museu vivo’.

Por fim, o Cucagna – Scola de Talian conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite (COOPERLATE) e financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-cultura RS.

Fotos: Associação Caminhos de Pedra.

Sair da versão mobile