As obras de recuperação da ponte Ernesto Dornelles, na BR-470, sobre o Rio das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, estão perto de iniciar. A estrutura, que completou 70 anos em 2022, apresenta desgaste e tem limitação de peso, impedindo o tráfego de veículos mais pesados, como um caminhão bitrem.
No início de dezembro de 2022, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu a ordem de serviço para iniciar os trabalhos do projeto, após ter licitado o projeto e ganhado a obra, que é de cunho federal. O investimento, segundo o DNIT, é de R$ 9,7 milhões.
Segundo o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, em entrevista à Studio realizada na última quinta-feira (09), a empresa já realiza o levantamento da situação da ponte, visto que os primeiros quatro a seis meses de trabalho são direcionados aos estudos e projeções para posterior execução. De Carli prevê que as movimentações de obras na ponte iniciem a partir de junho ou julho, quando o projeto estará concluído.
A intenção é que, após concluída, a ponte terá condições de absorver uma tonelagem maior. Desde 2015 são identificados sinais de impacto no concreto em uma das cabeceiras e oxidação da estrutura. Em 2016, quando o trecho ainda estava sob responsabilidade do DAER, foram implantadas escoras de madeira junto à cabeceira do lado de Veranópolis. Atualmente, a passagem está limitada a veículos com peso bruto total (PBT) de até 45 toneladas.
Iluminação também é prioridade
O prefeito de Veranópolis também afirmou que o município já assumiu o compromisso de iluminar o trecho e torná-lo um verdadeiro cartão postal. “A intenção é tentar que a empresa que assumir a revitalização da ponte possa também instalar as luzes externas dela, uma vez que a equipe já estará utilizando da técnica de rapel e poderia aproveitar o posicionamento para realizar o serviço”, explica.