Os alunos do Colégio São Luiz Gonzaga que não haviam sido aprovados no exame final em dezembro de 2022 receberam mais uma oportunidade de aprovação no início deste ano. De 08 a 16 de fevereiro foi realizado no educandário o momento de Estudos de Recuperação. A iniciativa, proposta pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), objetiva oferecer um plano de estudos para que os alunos possam recuperar as aprendizagens necessárias para o avanço de ano letivo.
Segundo a Diretora do Colégio São Luiz Gonzaga, Cinara Guzzo, dos 136 alunos que tinham a possibilidade de participar da iniciativa, seja por terem apresentado resultado inferior à média anual ou por terem frequência menor que 75%, 99 alunos participaram e, destes 91 foram aprovados, avançando para a próxima série. Os estudantes participaram de aulas referentes aos componentes curriculares em que não estavam aprovados, e realizaram avaliações de aprendizado.
O Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, atualmente, atende cerca de 430 alunos, entre Ensino Médio regular e noturno e EJA. As aulas do ano letivo de 2023 iniciaram nesta quinta-feira, 23 de fevereiro.
Novo Ensino Médio
O novo formato de aulas para o Ensino Médio tem sido debatido ao longo dos últimos anos, tendo saído do papel ainda em 2022. No ano de 2023, ele começa a ser colocado em prática no educandário estadual veranense. Cinara destaca que dentro do Novo Ensino Médio Gaúcho há várias mudanças, principalmente na estrutura curricular do ensino médio.
Com a implementação, ao longo do último ano letivo os estudantes do primeiro ano tiveram o contato com as primeiras novas disciplinas do formato de ensino, além das obrigatórias, sendo elas Projeto de vida, Cultura e Tecnologia Digital e Mundo do Trabalho. Ao fim de 2022, esses estudantes puderam escolher seus itinerários de preferência, entre os desenvolvidos pelo Colégio – Educação Financeira e Linguagens Aplicadas, e Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Ou seja, durante o primeiro ano do ensino médio o estudante tem a oportunidade de estar em contato com disciplinas amplas, de protagonismo juvenil, e ao final desse período, o aluno escolhe uma linha de estudos de preferência, para aprofundar nos dois anos finais do Ensino Médio.
Atualmente, o Colégio conta com 36 professores atuando no quadro de funcionários. A diretora destaca que todos os profissionais que assumiram as disciplinas dos itinerários possuem habilitação para ministrar os conteúdos, conforme proporcionado pela Seduc.