Confira quais serão os reajustes do IPTU 2023 nos municípios de Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis e Vila Flores

Municípios encaminharam projetos de lei com detalhes para aprovação do legislativo

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o tributo anual referente a imóveis edificados em uma região urbana. Cada município, porém, escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em outras palavras, cada município, em lei, possui um indicador fixo, responsável por reajustar o valor do IPTU todo ano.

Na microrregião de Veranópolis, cada município segue um índice diferente, fato que faz com que a variação de reajustes ocorra.

Cotiporã

Cotiporã segue o INPC/IBGE, índice que concede um reajuste de 5,93%. Em relação ao desconto para cota única, ele será de 10%, valor apreciado pela Câmara de Vereadores no final de 2022.

A cota única deverá ser paga até o dia 20 de março e, para quem decidir parcelar, o prazo para pagamento da primeira parcela é o dia 20 de abril. O número total de vezes para pagar é cinco.

As guias poderão ser retiradas na Secretaria Municipal da Fazenda, ou solicitadas através do WhatsApp 3446-2814, ou emitidas no site do Município. Elas possuem código de barras (para pagamento nos bancos conveniados: Banrisul, Sicredi e Caixa) e QR code para pagamento via pix (em qualquer agência bancária).

Fagundes Varela

O município aprovou o reajuste com a Câmara de Vereadores no mês de janeiro, seguindo o índice do IGP-M, previsto no código tributário municipal, o qual contou com variação da inflação de 5,45%.

Os carnês serão emitidos no decorrer do mês de março, e enviados via Correios aos munícipes. Para pagamento a vista, o desconto será de 5%, até 15 de maio. Os fagundenses podem optar pelo parcelamento em até três vezes, com primeiro vencimento em 15 de junho. O pagamento poderá ser feito em todas as agências bancárias conveniadas com o município.

Leia também:  Chuva de granizo surpreende moradores de Nova Prata e região

Veranópolis

Em Veranópolis o índice de reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é usado para observar tendências de inflação. Neste ano, esse índice está em 5,79%, fato que converte-se no reajuste que o município terá no IPTU. Assim, os veranenses pagarão 5,79% “mais caro” o seu IPTU em 2023. O número é menor que o de 2022, quando a porcentagem de reajuste foi de 10,06%.

Em relação ao desconto, ele tramita para votação na Câmara Municipal de Vereadores durante esse mês de fevereiro.

Vila Flores

O corretor de taxas que o município de Vila Flores segue é a URM – Unidade de Referência Municipal que todos os anos é atualizada pelo IGP-M, o qual contou com variação de 5,45%. O projeto de lei que aprova os descontos para cota única já foi encaminhado à Câmara de Vereadores, que deve apreciá-lo na volta do recesso, a partir de março. A proposição é para conceder desconto de 15% para pagamento à vista até a data de 17 de abril, tanto para IPTU quanto para coleta de lixo. Para quem optar pelo parcelamento, o primeiro vencimento está previsto para 15 de abril.

Após a aprovação na Câmara, estarão sendo confeccionados os carnês que serão entregues via Correios aos munícipes. Quem não receber em casa deverão procurar na Agência dos Correios ou no Setor de Tributos na Prefeitura. Além disso, será possível emitir as guias pelo Site da prefeitura, no Portal de Serviços, através do CPF. Neste ano, os vilaflorenses contarão com a possibilidade de pagamento via pix.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo