Liberado saque de R$ 6,2 mil do FGTS; veja quem pode sacar

A Caixa Econômica Federal confirmou que trabalhadores de algumas cidades do país podem realizar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A operação está autorizada em doze cidades de dois estados, mas o número pode crescer.

Conhecida como saque calamidade, a modalidade tem como objetivo oferecer proteção financeira ao cidadão cuja área de residência foi atingida por um desastre natural. Cada pessoa pode retirar até R$ 6.220, desde que tenha saldo disponível.

O valor é liberado após o governo do município, estado ou Distrito Federal decretar oficialmente situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, o Ministério do Desenvolvimento Regional deve publicar uma autorização por meio de portaria.

Quem pode sacar

São consideradas desastres naturais as seguintes situações: enchentes ou inundações graduais; alagamentos; ​inundações litorâneas provocadas pelo mar;​ granizo; vendavais, tempestades ou ciclones extratropicais;​ furacões, tufões ou ciclones tropicais; e tornados e trombas d’água.

Também entram na lista os desastres decorrentes do “rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais”.

O saque calamidade atualmente está disponível em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Contudo, as recentes chuvas no Nordeste podem aumentar a lista, que está disponível neste link e é atualizada às sextas-feiras.

Outras modalidades de saque

O trabalhador não pode retirar o saldo do Fundo de Garantia sempre que quiser, apenas nas situações previstas por lei. Veja alguns exemplos de casos em que o saque é possível:Demissão sem justa causa;Rescisão por acordo mútuo;Aposentadoria;Compra de imóvel;Saque-aniversário;Pagar imóvel comprado através de consórcio;Pagar imóvel financiado (pelo Sistema Financeiro de Habitação);Falecimento do patrão e fechamento da empresa;Falecimento do trabalhador;Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, sua mulher ou filho, ou em caso de estágio terminal em qualquer doença;Desastre natural;Entre outros.

Leia também:  Vídeo mostra avião partindo ao meio após pouso de emergência em estrada movimentada nos EUA

Fonte Edital Concursos

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo