O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. No Brasil, há estimativa de mais de 66 mil novos casos diagnosticados este ano. As mulheres que enfrentam a doença e precisam retirar a mama têm direito de fazer a reconstrução pelo SUS, mas muitas não conseguem.
A empresária Madalena Santos tem uma loja de lingerie, e sempre quis ajudar as mulheres que enfrentam o câncer de mama. “Depois do procedimento que foi realizado, elas não têm um sutiã. Bom, que dê um abraço, naquela ferida que está ali”, afirmou. Em parceria com a Sociedade de Mastologia de São Paulo, os sutiãs da Madalena passaram a ser doados a pacientes do SUS — uma forma de resgatar a auto-estima de mulheres, como a Dona Maria. Ela deixou o Piauí após receber o diagnóstico da doença. “Vão fazer sete meses que eu estou aqui, e já vou fazer a minha cirurgia”, disse.
Segundo os especialistas, 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama precisam fazer cirurgia de reconstrução. O principal motivo seria o diagnóstico tardio: muitas mulheres descobrem o tumor já em estágio avançado.
Em 2021, apenas 17% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram o exame de mamografia. “Você acha um câncer de mama hoje e, pela lei, [a mulher] tem 60 dias para receber o primeiro tratamento. Aí, ou não tem mastologista, ou não tem vaga no centro cirúrgico, leito para internar ou prótese”, afirmou.
Informações SBT.