O 21° Giro da Champanha foi realizado nesse domingo (23) em Garibaldi. Trata-se de uma etapa clássica do XCM no Campeonato Gaúcho de Mountain Bike. O percurso tem 77 km com 2.450 metros de altimetria. O atleta veranense Thiago Malmann Bassani, enfrentou diversos obstáculos na prova, mas conseguiu o 4º lugar.
Ele afirma que esta prova é conhecida como a mais dura de todo o campeonato. Ele liderou a corrida até os 47km, onde sofreu uma queda. Não foi uma lesão grave, porém, as dores no joelho e as cãibras na perna devido à pancada, foram grandes desafios.
“Confesso que cheguei a pensar em desistir, levando em consideração que a disputa entre meus oponentes e eu são definidas nos detalhes, e fazer 30km sentindo dor, não me parecia a melhor opção. Na queda apenas o meu maior oponente me ultrapassou, e nas escaladas outros dois me alcançaram. Finalizei a etapa com muito sofrimento, afinal essa corrida já é dificílima em plenas condições”, afirma.
Thiago ressalta que seus oponentes eram muito fortes, treinados e experientes, sendo assim, mesmo sem a queda, ele assume que teria sido uma árdua e grande disputa. Ele concluiu a etapa chegando em 4º lugar na Categoria Master B1, perdendo a liderança do campeonato.
Agora, vice-líder da competição, Thiago foca na etapa final, que será no dia 20 de novembro, em Nova Petrópolis.
“Não estou tão longe do título, mas é uma briga bem mais dura do que se estivesse em 2º lugar. Entretanto, eu estava bem debilitado mesmo, conclui a prova sofrendo pra caramba. No reconhecimento do trajeto, fiz mais rápido do que ontem na prova. […] Agora vamos organizar a cabeça, treinar bastante para fazer do meu dia 20 de novembro, um dia melhor”, conclui.
Participações de jovens veranenses
Outros dois atletas veranenses, foram destaque na prova em suas categorias. João Vitor Diatel, 16 anos, que na semana passada conquistou o seu 1º pódio, com o 5º lugar na Copa Soul, nesse domingo, chegou em 3º lugar na categoria juvenil no 21° Giro da Champanha. Thiago e João Vitor são patrocinados pela FiduciaSeg Corretora de Seguros.
Já o também veranense, Diogo Fernandes, 18 anos, foi campeão na categoria júnior.