Hemocs de Caxias do Sul registra quase 6 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2022
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) encerrou o primeiro semestre de 2022 com 5.987 doações de sangue. Somente no mês de junho foram 1.154 bolsas de sangue coletadas. Para operar com tranquilidade, o Hemocs precisa que cerca de 60 pessoas concretizem a doação por dia, enquanto a média tem sido de 38. O Hemocs renova o chamamento para que a população busque o serviço, ao mesmo tempo em que agradece a todos que passaram pelo Hemocs no semestre.
Além do número de pessoas que efetivamente fizeram a doação, 1.885 buscaram o Hemocentro no semestre mas não puderam concretizar a coleta em função de impedimentos temporários (veja abaixo). No caso dos impedimentos temporários, como uso de determinados medicamentos, tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano, quadro gripal recente ou outros (veja mais informações abaixo), o doador é cadastrado e recebe o contato posterior do setor de captação do Hemocs. Os impedimentos são definidos em portarias do Ministério da Saúde e buscam dar segurança para quem recebe a doação e para quem doa.
“Registramos nosso agradecimento a todos que fizeram a sua doação e também àqueles que procuraram o Hemocs mas não puderam concretizar a doação. Convidamos toda a comunidade para que procure o nosso serviço e se torne também um doador, para que possamos garantir os estoques sempre em dia”, ressalta o diretor-técnico do Hemocs, Roque Lorandi.
Cada doação pode ajudar até quatro pessoas. O Hemocs atende a 49 Municípios, totalizando cerca de 1,2 milhão de pessoas.
O Hemocs funciona das 8h15 às 16h45 de segunda a sexta e das 8h às 12h aos sábados. As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (54) 9 8418.8487 ou pelos telefones (54) 3290.4543 e 3290.4536. O serviço funciona na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.
Impedimentos temporários:
- Sintomas gripais, febre ou diarreia nos últimos 14 dias.
- Pós-parto normal ou aborto: 90 dias.
- Pós-cesariana: 180 dias.
- Gravidez.
- Uso de alguns medicamentos.
- Tatuagem, acupuntura, piercing e maquiagem definitiva: 12 meses (se o piercing estiver localizado em área genital ou cavidade oral, é preciso aguardar 12 meses após a retirada).
Impedimentos definitivos:
- Hepatite após os 11 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas aos vírus HTLV I e II, doença de chagas e malária.
Estoque de sangue nesta segunda-feira (04/07):
- O+: 79 (Crítico)
- O-: 09 (Crítico)
- A+: 38 (Crítico)
- A-: 04 (Crítico)
- B+: 19 (Estável)
- B-: 05 (Estável)
- AB+: 05 (Estável)
- AB-: 01 (Crítico)