RS enfrentará sequência de madrugadas congelantes e amanhecer com geada

A massa de ar frio de origem polar que começa a ingressar hoje no Rio Grande do Sul vai fazer com que os gaúchos enfrentem uma sequência de madrugadas muito frias a partir deste sábado com previsão de temperatura baixa à noite até o meio da semana que vem, embora o frio deva perder força a partir da terça. Podem ser cinco dias seguidos com marcas abaixo ou ao redor de 0ºC no estado gaúcho, as informações são da Metsul.

Hoje, à medida que o ar mais gelado recém começa a ingressar, as mínimas ocorrem no final do dia. A noite de hoje será muito fria com previsão de marcas abaixo de 10ºC às 21h em quase todas as cidades gaúchas. Vários locais, especialmente da Campanha, fronteira com o Uruguai e das áreas de maior altitude, devem ter temperatura abaixo de 5ºC na noite de hoje. O vento por vezes moderado e com rajadas agrava a sensação de frio.

A previsão da MetSul Meteorologia é que as madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul ocorram neste sábado, no domingo e na segunda-feira. Praticamente todos os municípios do Estado, exceção de alguns da costa, devem ter marcas ao redor ou abaixo de 5ºC neste fim de semana e na segunda-feira.

São previstas mínimas de 4ºC a 5ºC em Porto Alegre, 1ºC a 3ºC na área metropolitana, -2ºC a 0ºC na Campanha e fronteira do Uruguai, até -5ºC na Serra do Sudeste, 0ºC a 2ºC no Oeste e no Centro, -4ºC a -2ºC em baixadas do Noroeste com marcas ao redor de 0ºC na maioria das cidades, -1ºC a 1ºC no Planalto e na Serra com -4ºC a -2ºC em baixadas, e marcas negativas por todo os Aparados com até -6ºC ou -5ºC em baixadas de São José dos Ausentes.

Leia também:  Nevasca paralisa Europa e coloca EUA em alerta para maior tempestade de inverno em uma década

Em Porto Alegre, conforme os mais recentes dados, a previsão é de mínimas ao redor de 4ºC a 5ºC neste sábado e no domingo, de 5ºC a 6ºC na segunda, de 8ºC a 9ºC na terça e de 7ºC a 8ºC na quarta-feira. A presença de nevoeiro pode frustrar resfriamento noturno maior durante as madrugadas da primeira metade da semana, uma vez que se espera inversão térmica que tende a gerar cerração.

Neste fim de semana, não só as noites serão gélidas como as tardes serão frias com máximas baixas mesmo com sol. Tanto no sábado como no domingo, mas, especialmente, no sábado, devem ser esperadas marcas baixas nos termômetros durante a tarde e que tendem a se situar entre 11ºC e 13ºC na maioria dos municípios gaúchos. Porto Alegre deve ter máxima de 12ºC neste sábado e em torno de 13ºC a 14ºC no domingo, mas alguns dados indicam a chance de que ingressem nuvens que frustrariam aquecimento maior.

Embora as mínimas se elevam a partir da terça-feira, as madrugadas de terça e quarta ainda serão muito frias, com geada em diversas cidades e chance ainda de marcas negativas no Estado. Porto Alegre pode ter 7ºC a 8ºC nos dois dias enquanto no interior a maioria das cidades vai anotar mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC nos dois dias. Haverá ainda muito nevoeiro no começo da semana que vem por conta de inversão térmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo