A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população acima de seis meses. Entretanto, segundo a secretaria de Saúde de Veranópolis, no município a adesão ao imunizante está baixa. Neste ano, já foram aplicadas 7337 doses, o que não garante a cobertura vacinal necessária. Conforme dados da secretaria, já foi vacinado 64,3% dos veranenses acima de seis meses.
A enfermeira da vigilância epidemiológica, Maria Gorete Belini afirma que precisa ser vacinado 90% da população a fim de proteger, principalmente as crianças, idosos e pessoas com comorbidades, de risco de óbitos e internações.
Além disso, a profissional salienta que diversos vírus que comprometem o sistema respirátório estão em circulação, dentre eles: H1n1, Influenza b, h3n2, os adenovírus. Por isso, ela aconselha que os pais evitem levar as crianças para a escola quando tem sintomas respiratórios. Para a população em geral é recomendado o uso de máscaras, principalmente nessa época de baixas temperaturas.
A previsão é que a vacinação contra a gripe siga até o final de julho. É possível receber a vacina nas nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. No Posto de Saúde Central está sendo aplicada a vacina contra a covid-19.