Diante da situação financeira, Fetag-RS pede que Cooperativa Piá tenha transparência com os associados
Boatos sobre a situação financeira da Cooperativa Piá circularam nos últimos dias, o que preocupou a agricultura e pecuária familiar. Por isso, nessa segunda-feira (14), a diretoria da Piá esteve na sede da Fetag-RS para esclarecer o assunto. Segundo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “é importante que tenha transparência por parte da diretoria da cooperativa para com o associado, pois ele tem a confiança na Piá, que precisa mostrar o plano de trabalho e de recuperação para sair dessa situação incomoda de prejuízo, pra voltar a ter superávit”.
No encontro, os diretores da cooperativa apresentaram números que mostram que os resultados financeiros dos últimos anos não foram satisfatórios, mas esclareceram que readequações necessárias estão sendo realizadas e que o 2022 já teve início com a Piá tornando-se autossuficiente.
O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e o vice-presidente, que participaram a reunião, solicitaram que a cooperativa procure seus associados e tenha transparência no momento de apresentar os seus números, para que todos sintam-se confiantes em relação a diretoria e a própria cooperativa e sigam entregando seus produtos para a Piá.
A Fetag-RS lembrou aos diretores da Cooperativa Piá que ela só se manterá firme se o produtor rural, que é o verdadeiro dono da cooperativa, seguir acreditando no trabalho que está sendo realizado. De acordo com Joel, “é fundamental que a cooperativa apresente seus números para os associados. Neste momento, transparência com os produtores é muito importante. Se a relação de confiança for abalada, o produtor deixará de entregar o seu produto e levará a cooperativa ao colapso, o que traria prejuízos para todos, tanto para a própria cooperativa quanto para o produtor”.
Joel também lembra que os produtores associados são corresponsáveis pela cooperativa e que deixando de ser sócio, essa responsabilidade não é perdida. Sendo assim, segundo a Fetag-RS, é importante que todos entendam o processo e mantenham a relação de confiança entre as partes, sabendo que o produtor seguirá entregando a sua produção e que a diretoria fará a sua parte na administração da cooperativa ao honrar seus compromissos.
Para a Fetag-RS, o cooperativismo é muito importante a agricultura familiar, mas a relação precisa ser de transparência e de respeito mútuo entre as partes. O deputado estadual Elton Weber também participou da reunião.
Leia também | Governo do RS anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes ao ar livre