Tornado pode ter atingido Ibiraiaras

Um tornado pode ter atingido no começo da tarde de hoje o município de Ibiraiaras, na região de Lagoa Vermelha, Norte gaúcho. O vento deixou um rastro em uma plantação de pinus, no interior do município, decepando as árvores em seus troncos, as informações são da Metsul.

O episódio isolado de vento destrutivo ocorreu por volta das 14h30 desta segunda-feira na comunidade Nossa Senhora Consoladora, perto da rodovia que dá acesso ao município de David Canabarro.

Imagens divulgadas por moradores mostram rastro de árvores decepadas em seus troncos em uma plantação de pinus e que destruiu parte da área de floresta. Segundo estimativa dos moradores da localidade, cerca de mil árvores foram danificadas pelo vento.

De acordo com informações da Rádio Nativa, o temporal não deixou feridos. Josias Oliveira Silva, que trabalha há mais de duas décadas na atividade de extração de resina, disse à emissora que jamais havia testemunhado algo de tamanha magnitude.

A estrada ficou parcialmente interditada em razão da queda de árvores. Equipes da prefeitura foram acionadas para liberar a via após a passagem do temporal pela região. Não há informações de danos na sede do município.

Imagem de radar meteorológico da área atingida das 14h30 de hoje | DECEA

Imagem de radar meteorológico das 14h30 de hoje mostrava um núcleo de forte instabilidade isolada justamente na região em que se produziu o episódio severo de vento localizado. Várias áreas de instabilidade localizadas surgiram na região no começo da tarde com o forte calor e abundante umidade. Apesar da altitude, a temperatura chegou a 30,5ºC em Lagoa Vermelha.

Os danos na vegetação são típicos de microexplosões (downbursts) e tornados, mas o rastro muito definido no terreno e a o fato de os caules das árvores terem sido decepados pela força do vento são mais sugestivos de um tornado isolado.

Leia também:  Avanço nas obras da BR-470 promete melhorar trânsito entre Veranópolis e Bento Gonçalves

As condições, entretanto, não eram muito favoráveis ao fenômeno, uma vez que não se observava uma corrente de jato em baixos níveis, presente na esmagadora maioria das ocorrências tornádicas no Rio Grande do Sul.

O risco de tempo severo localizado persiste nesta noite e durante a terça-feira no estado gaúcho com maior risco de temporais na Metade Norte, onde a atmosfera estará mais quente e instável, sobretudo no Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e na Serra.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo