Na área central de Veranópolis, 200 lâmpadas de LED serão instaladas

A partir da próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, ruas da área central de Veranópolis começarão a receber a troca de 200 lâmpadas fluorescentes por LED. A tecnologia garante melhor iluminação, bem como a economia de energia. A execução do projeto é o início do que deverá ser uma ação maior. O poder público estuda a possibilidade de, até o final do mandato do prefeito Waldemar de Carli (MDB), realizar a troca de todas as lâmpadas da cidade.

Apesar de ser um “sonho”, movimentos estão sendo realizados para torná-lo realidade. Com o objetivo de reduzir o gasto mensal com energia elétrica e colaborar com o meio ambiente, a Prefeitura de Veranópolis estuda a possibilidade da instalação de placas fotovoltaicas para abastecimento de prédios públicos. Estes últimos referem-se a escolas, postos de saúde, centros administrativos, entre outros edifícios pertencentes a cidade. Junto a isso, visando os mesmos objetivos, o poder público estuda a troca das lâmpadas de iluminação pública por LED.

Para que essa proposta se torne realidade, neste momento, um projeto está sendo estruturado pela Secretaria de Infraestrutura, o qual, posteriormente, passará pelos trâmites legais necessários. Entre eles está o processo licitatório e a autorização da solicitação de um financiamento. Este, que seria pago em quatro anos, garantirá o recurso necessário para a obra.

Caso a proposta em geral seja autorizada, a projeção é que todas lâmpadas sejam trocadas de uma só vez e as placas sejam instaladas. Está sendo estudado, ainda, se elas serão colocadas no telhado de cada edifício ou em um terreno que está sob propriedade do município.

Atualmente, a prefeitura gasta cerca de R$100.000,00 por mês com energia elétrica. Segundo o secretário de Infraestrutura, Romeo Mattielo Tedesco, a parcela do financiamento seria inferior a esse valor, fato que seria vantajoso a curto e longo prazo para a cidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo