Saiba como cada município da microrregião está se organizando para o retorno às aulas presenciais

Cada um dos municípios se organiza de forma distinta para essa volta

O retorno às aulas presenciais para educação infantil, 1º e 2º ano, descrito no decreto estadual publicado pelo governo do RS na manhã desta sexta-feira, dia 23 de abril, é alvo de embates na microrregião de Veranópolis. Cada um dos municípios se organiza de forma distinta para essa volta, visto que, há uma grande diversidade de realidades entre as cidades.

Volta em Vila Flores

A Secretaria de Educação projeta o retorno presencial das atividades para o dia 03 de maio, segunda-feira. Apesar da permissão para volta já ocorrer no dia 26 de abril, a gestão do município, observando sua realidade, irá utilizar a próxima semana para organização da logística, efetivando o retorno na próxima semana.

Organização de retorno em Cotiporã

A Secretaria de Educação do Município informa que na próxima segunda-feira, dia 26, serão realizadas as ações necessárias para que o retorno das aulas presenciais ocorra de forma organizada e segura aos profissionais e alunos. Assim que o calendário de retorno das atividades presenciais for definido, o mesmo será divulgado.

Possível volta em Fagundes Varela

A Secretaria de Educação afirma que está seguindo o calendário previsto de atividades, com a entrega de materiais e outros serviços prestados aos alunos e pais dos educandos e em relação ao retorno presencial, se confirmado pelo Governo, a Secretaria pretende retomar o ensino na Escola Municipal Caminhos do Aprender, durante a próxima semana, com data a ser divulgada. Até lá, serão revistos os protocolos e serviços para bem receber os estudantes.

Volta em Veranópolis

O município se organiza para o retorno já na segunda-feira, dia 26, em todas as escolas que possuem o tipo de ensino autorizado para a volta. Uma reunião com as diretoras dos educandários públicos, bem como, da rede privada, foi realizada nesta manhã e organizou a logística de retomada. A realidade de cada escola será levada em conta na delimitação de turmas que retornam e a quantidade de alunos que se dirigirão às escolas por dia.

Na rede municipal, cada uma das dez instituições de ensino estarão entrando em contato com as famílias para organizar a volta e combinar a ida à instituição. O mesmo movimento será feito pelas escolas particulares AVAEC e Regina Coeli. Nesses educandários, após uma readaptação de estrutura das salas de aula, será possível atender os alunos diariamente, em sua integralidade, ao mesmo passo que os regramentos são seguidos.

O transporte escolar na Educação Infantil nesse retorno às aulas presenciais será disponibilizado, somente, para as crianças das turmas de Jardim A.

Regramentos para retorno

O decreto estabelece que as escolas deverão obedecer, obrigatoriamente, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares; e os materiais deverão ser individuais, vedadas atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico. Além disso, devem observar os protocolos segmentados específicos definidos, conjunta ou separadamente, em portaria da Secretaria Estadual da Saúde e/ou da Secretaria Estadual da Educação. A Secretaria de Saúde de Veranópolis confirma a atenção com os protocolos.

Turmas e instituições que podem retornar

Sair da versão mobile