Dois macacos da espécie Bugio foram encontrados mortos na Comunidade Água Branca, no interior do município de Guabiju, no início desta semana. A Vigilância Epidemiológica do município e do estado estiveram no local, na manhã desta quinta-feira, 15.
A orientação é de que as pessoas tenham cuidado ao entrarem em matas e não matar o Bugio, pois ele não transmite o vírus. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros. Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado.
No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelos mosquitos Aedes Aegypti. O Brasil não registra febre amarela urbana desde 1942.Os macacos não são transmissores do vírus para humanos, mas servem de parâmetro para o controle da doença, pois são a forma de alerta.