Rota Turística “Águas e Vales”: Crescimento e desenvolvimento regional

Buscando viabilizar a captação de recursos para a pavimentação da estrada que liga as cidades de Cotiporã, Dois Lajeados e São Valentim do Sul, os municípios uniram-se em 2018 e criaram uma rota turística, a qual foi denominada “Águas e Vales”. Os mesmos compartilhavam da mesma visão e entendiam que o trajeto, que circunda o Vale do Rio Carreiro, oferece um imenso potencial turístico.

Após inúmeras reuniões, pesquisas e estudos, os municípios oficializaram através de Lei Municipal, a criação da rota, a qual possui extensão total de 29,1 quilômetros. Oito Kms pertencem à Cotiporã, 11,8Kms à Dois Lajeados e 9,3Kms à São  Valentim do Sul.  Estima-se um investimento superior a R$ 30 milhões para a conclusão da pavimentação.

Na tarde de ontem, 21 de dezembro, foi realizada na Câmara de Vereadores de Cotiporã, a apresentação da rota turística. O evento contou a presença de representantes dos três municípios, bem como do Deputado Federal Nereu Crispim. O evento foi transmitido ao vivo no Facebook da Prefeitura de Cotiporã. Assista aqui. 

 “O percurso, além de abrigar pontos turísticos naturais, possui um rico exemplar da arquitetura imigrantista, apelo ao turismo religioso, abrigando ainda um dos territórios mais produtivos dos municípios. Isso fortalece a pavimentação do trecho que oferecerá condições ideais para o escoamento da produção.”, afirma a Presidente da Rota Turística Águas e Vales, Patrícia Gabriel.

Na ocasião, o Prefeito de São Valentim do Sul, Jerry Ângelo Macagnan afirmou que o projeto demandou muito trabalho e união dos municípios, bem como das autoridades estaduais e federais. “Somos privilegiados por residir em uma região abençoada pela natureza e que se desenvolve cada vez mais”, concluiu Jerry.

Em sua fala, o Prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, agradeceu a parceria dos municípios e do Deputado Nereu, afirmando que o projeto, que liga a Serra Gaúcha com o Vale do Taquari, irá impulsionar a economia regional.

Leia também:  Prefeitura de Cotiporã acompanha obras na estrada da Zona Picoli

O futuro Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, parabenizou as autoridades pelo esforço e por acreditarem que é possível realizar grandes obras. “Esse projeto irá qualificar ainda mais a vida da população e fomentar o turismo regional.”.

O Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda ressaltou que a Rota “Águas e Vales” serve de exemplo para outras regiões, já que a mesma é o resultado de um trabalho realizado com união entre os municípios, a qual propiciou grandes conquistas. “O êxito desta obra se deve ao esforço conjunto. Hoje colhemos os frutos de um trabalho realizado por muitas mãos.”. 

O Deputado Federal Nereu Crispim agradeceu o prestigio de poder estar visitando e acompanhando a obra nos municípios, na qual garantiu recursos para a execução da mesma. “Estou extremamente feliz em ver esse projeto sendo realizado, o qual demonstra o esforço, responsabilidade e transparência das Administrações.”.

Na oportunidade, o Prefeito Breda e o Deputado Nereu assinaram o contrato da empresa que irá realizar a pavimentação de mais dois trechos da estrada que pertence ao município de Cotiporã.  A obra será executada através de recursos próprios do município e recursos provenientes do Deputado Nereu.

Após a apresentação, realizada em Cotiporã, o Vice-Prefeito Ivaldo Wearich, acompanhado pelo futuro Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo e a futura Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazzi, participou do ato de Assinatura da Ordem de Início das Obras de pavimentação do trecho de 1,2 quilômetros pertencentes a Dois Lajeados.

Confira como está o andamento da pavimentação em cada município:

Cotiporã: Trecho 01: Pavimentação finalizada de 400 metros, através do Pimes Badesul. Trechos 02 e 03: Recebem atualmente os serviços iniciais de abertura da via, limpeza e denotação. Ambos possuem aproximadamente um quilômetro cada.

Leia também:  Prefeito Beto discute mobilidade urbana com o Conselho Municipal de Trânsito em Nova Prata

Dois Lajeados: Realiza atualmente os serviços de alargamento e preparo da base para posterior pavimentação de 1,200 quilômetros da rota.

São Valentim do Sul: Realiza processo licitatório para iniciar as obras de pavimentação do primeiro trecho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Botão Voltar ao topo