PMs que confrontaram sete ladrões e impediram assaltos a bancos na Serra podem ser promovidos

Segundo apuração do Portal Leouve, praticamente nove meses depois de um confronto no município do Paraí, decorrente de um ataque criminoso que tinha como alvo duas agências bancárias, os 12 policiais que atuaram na repressão poderão ser reconhecidos pelo fato.

O deputado estadual Sérgio Turra (PP) protocolou ofício no dia 02 de dezembro na Assembleia Legislativa recomendando a promoção dos agentes por ato de bravura. Aliado a isso, há uma sindicância interna da Brigada Militar (BM) que pode resultar na promoção dos brigadianos . Na ocasião, PMs confrontaram e mataram sete criminosos, além de impedir os roubos.

O inquérito, arrastado por todo período, foi emitido para sindicância que avaliará a possibilidade de promoção para todos os policiais que atuaram no local, naquela madrugada. Individualmente, agora, haverá a avaliação da conduta de cada policial na ação.

Relembre o fato

Conforme informações da Rádio Gaúcha, sete criminosos morreram em confronto com a Brigada Militar após atacarem duas agências bancárias na cidade de Paraí, na serra gaúcha, na madrugada do dia 06 de março. O confronto ocorreu por volta das 2h. Segundo a Polícia Civil, nenhum policial ficou ferido.

Os alvos dos assaltantes eram agências do Banco do Brasil e Sicredi situados na área central do município de cerca de 7,5 mil habitantes.

Ainda segundo informações da polícia, os bandidos estavam divididos em dois carros. Duas possíveis facções são responsáveis pelo ataque, que deixou vidros de vitrines quebrados e levou pânico aos moradores da cidade. O uso de explosivos na tentativa do roubo movimentou também as forças especiais de segurança, que isolaram o local. Denominada “Operação Angico” faz parte da ofensiva contra a operação de roubo e furto a bancos no Estado.

Leia também:  Mulher leva flores de enterro para casa de Lula em São Paulo, xinga policial e é presa por injúria racial

Não há informações de que algum bandido tenha conseguido fugir. Policial civil da cidade, Silvano Mezzomo informou que a quadrilha utilizava armas longas e pistolas. O grupo estava dividido em dois carros.

— Tem três criminosos mortos dentro da agência do Banco do Brasil e outros quatro nos arredores da agência do Sicredi — informou o policial ainda durante a madrugada.

Os moradores de Paraí, município conhecido pela rotina de tranquilidade, foram acordados no meio da madrugada com o barulho dos disparos.

— Cena de faroeste. Foram mais de 200 tiros — disse um morador não identificado.

Ainda de acordo com moradores, lojas que ficam próximas às agências também tiveram as vidraças quebradas por conta do confronto.

Conforme a Brigada Militar, a ofensiva faz parte da Operação Angico, ação de prevenção a roubo e furto de bancos no interior do Rio Grande do Sul. Subcomandante geral da Brigada Militar, o coronel Vanius Cesar Santarosa confirmou que a corporação já tinha informações sobre um possível ataque a banco na serra gaúcha.

— Colocamos nossos agentes próximos de locais estratégicos. Foi uma ação cirúrgica, rápida. Os criminosos optaram pelo confronto. Houve intensa troca de tiros — disse.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Botão Voltar ao topo