RGE orienta a população devido ao aumento de acidentes envolvendo podas de árvores
Em todo o ano de 2019 as concessionárias do Grupo CPFL, entre elas a Rio Grande Energia (RGE), registraram dois acidentes ocorridos durante a poda de árvores, sendo um deles fatal. Em 2020, até setembro, o levantamento mostra que já foram cinco ocorrências, com registro de duas mortes. Devido à gravidade do problema, a RGE orienta a população a tomar uma série de medidas antes de realizar a atividade.
O trabalho deve primeiramente ser planejado, inclusive com o reconhecimento prévio do local. O uso de ferramentas adequadas e a manutenção de distâncias consideradas seguras da rede elétrica são algumas considerações feitas pelo consultor técnico da RGE, Rafael Dala Brida.
O aumento de 250% no número de acidentes também pode ser explicado este ano devido à pandemia, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa devido ao distanciamento social imposto por decretos. Dessa forma, acabaram fazendo algumas atividades domésticas, como a poda de árvores. Rafael Dala Brida reforça os cuidados que devem ser tomados com a rede elétrica.
Por meio da campanha Guardião da Vida o Grupo CPFL fornece dicas e conselhos para a população sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Nos casos em que galhos estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia, solicite avaliação da RGE por meio do site rge-rs.com.br ou pelo aplicativo CPFL Energia disponível para download nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.