As eleições municipais acontecerão de forma atípica em 2020, por conta da pandemia de Coronavírus. Entretanto, apesar do distanciamento e mudança de data do pleito para 15 de novembro, as movimentações políticas já começaram a ocorrer. No último dia 31 de agosto foi liberado o início das convenções dos partidos, aquelas que definem as pré-candidaturas e as próprias candidaturas majoritárias e proporcionais, bem como a realização ou não de coligações. A data limite para suas realizações é o dia 16 de setembro. Até lá, ainda há muita indefinição relacionada aos pré-candidatos e as coligações.
Convenções em Cotiporã
Em Cotiporã as datas de convenções já estão definidas.
O PP e PSD já realizaram suas reuniões no último dia 07 de setembro. Dessa convenção já foram definidos os pré-candidatos à prefeitura: ao cargo de prefeito Ivelton Mateus Zardo (PP) e vice Lenita Zanovello Tomazzi (PSD). Os pré-candidatos a vereadores também já foram definidos, entretanto, como faltam ajustes na lista, os nomes ainda não foram divulgados.
Já o MDB e PDT terão as suas convenções no próximo final de semana, nos dias 12 e 13 de setembro. Apesar de não haver ainda a definição dos pré-candidatos a vereadores, nomes os quais serão divulgados na próxima semana, há os pré-candidatos à prefeitura: ao cargo de prefeito Ademir Bianchi (MDB) e a vice Luciane Busatta (PDT).
Convenções em Vila Flores
Em Vila Flores as movimentações políticas também já começaram a ocorrer.
O MDB, que deve formar chapa pura, terá sua convenção no dia 12 de setembro. Um outro partido poderá entrar em coligação, entretanto, essa situação ainda está indefinida. A organização dos pré-candidatos para a majoritária, entretanto, já foi realizada: ao cargo de prefeito Evandro Brandalise (MDB) e a vice Agenor Galli (MDB). Os pré-candidatos a vereadores também foram definidos, entretanto, a listagem a seguir poderá haver alterações após a convenção: Edson Dall Agnol; Elenice Pertile; Juliander Morello; Luis Felipe Borsoi; Geanfrancisco Guelere; Jaqueline Podenski; Fabiano de Jesus; Elinara Antonia Fiori; Delmar Luchese; Jonas da Rosa; Daira Borges; Adriana Zancan e Valdemir Cristianetti. Todos os nomes citados são do MDB.
A coligação composta pelo DEM, PDT, PTB, Progressistas e Cidadania também realizará sua convenção no próximo dia 12. Os pré-candidatos à majoritária ainda não estão confirmados, situação que apenas será consolidada após a convenção, entretanto, nomes como de Jair Morello e Volmir Guadagnin estão sendo cotados. Em relação aos pré-candidatos a vereadores, os nomes ainda não foram divulgados pois precisam de alguns ajustes, entretanto, projeta-se que o DEM deverá lançar 14 nomes e o PDT de seis a oito.
Convenções em Fagundes Varela
Apesar de não ter ocorrido as convenções dos partidos do município, os pré-candidatos à majoritária em Fagundes Varela já foram cotados.
A coligação do PDT, PT e Progressistas realizará suas convenções no dia 11 e 12 de setembro. A definição dos pré-candidatos para a majoritária, entretanto, já foi realizada: ao cargo de prefeito Dirceu Binda (PDT) e a vice Erasmo Dalla Libera (PT). Os pré-candidatos a vereadores também foram definidos, entretanto, a listagem a seguir poderá haver alterações após a convenção: pelo PDT Marilene Ruy Cortellini, Elisandro Valente, Neide Maria Zatt Serafini e Vanderlei Savaris; pelo Progressistas Marcio Antônio Moreschi, Diego Russi e Luciane Tacca.
O MDB realizará sua convenção no dia 16 de setembro. A exposição de nomes dos pré-candidatos para a majoritária, entretanto, já foi realizada: aos cargos de prefeito e vice Nelton Carlos Conte, Henrique Nonnenmacher e Rogerio Binda. Os nomes dos pré-candidatos à prefeitura e seus respectivos cargos serão definidos, com exatidão, após a convenção. Os pré-candidatos a vereadores não foram divulgados, pois a exposição ocorrerá após a convenção.