Nesta segunda-feira (13), o Coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Thiago Fabris, falou, em entrevista à Studio, sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão e os estragos que as chuvas causaram nos últimos dias na região da Serra.
A Defesa Civil
Na oportunidade, Thiago falou sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil, este que é ímpar para a sociedade, visto que, eles são o elo entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura em relação a desastres, prestando o auxílio, com máquinas e afins.
Na última quinta-feira (09), a Defesa Civil celebrou 50 anos de existência no Rio Grande do Sul, atuando em momentos críticos, auxiliando a população.
Transtornos da última semana
Os acontecidos da última semana marcaram história: foi uma das maiores cheias da região nas últimas décadas.
Sobre os trabalhos, o Coordenador falou sobre a interdição da Serra e da Ponte Ernesto Dornelles, essa que foi feita com bastante critério, sendo uma decisão difícil e necessária, afirmou. O embasamento para as decisões é técnico, a partir de avaliações por profissionais responsáveis. Posteriormente, após 11 horas e a partir de novas avaliações, foi decidido que a via poderia voltar a ser trafegada.
Em relação aos trabalhos desenvolvidos em Santa Tereza, Muçum e Roca Sales, entre outros municípios que foram fortemente atingidos pelas cheias, diversas campanhas de doações foram realizadas e muitas pessoas e entidades solidárias doaram materiais, os quais poderão auxiliar as famílias necessitadas.
Em relação ao final de semana (11,12), Thiago afirmou que não houveram grandes problemas, sendo que a precipitação foi inferior que a semana passada.