Neste sábado, 13 de junho, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou a sexta rodada do modelo de Distanciamento Controlado, Veranópolis e outros 48 Municípios da Serra Gaúcha, incluindo os vizinhos, Cotiporã, Vila Flores, Nova Prata, Fagundes Varela, estão inclusos na bandeira vermelha.
Segundo o Governo, o Modelo de Distanciamento Controlado foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, priorizando a vida. O sistema de bandeira, com protocolos obrigatórios e critérios específicos devem ser seguidos pelos diferentes setores.
O Estado foi dividido em 20 regiões, que são analisados considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total 11 indicadores, como o número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis; determinam a classificação das bandeiras.
Conforme Eduardo Leite, quatro regiões migraram para a bandeira vermelha, entre elas a região de Caxias do Sul, onde terá mais restrições das atividades econômicas. Devido ao aumento de contagio e menor disponibilidade hospitalar de atendimento.
A partir de segunda-feira, 15 de junho, a bandeira vermelha estará em vigor e, suas restrições são vigentes por 15 dias, para posterior uma nova rodada no Modelo de Distanciamento Controlado.
Entre as restrições impostas pela nova bandeira estão:
Comércio: somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados;
Restaurantes e lancherias: ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve;
Ensino: as aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades;
Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.
Alguns dos Prefeitos destas 49 cidades que compõem a região de Caxias do Sul já se manifestaram contrários a definição.
Confira no link, abaixo, a bandeira de seu Município: